31/03/2022 - 9:58
A Blue Origin, empresa de turismo espacial de Jeff Bezos, fará sua quarta missão tripulada a bordo da espaçonave New Shepard nesta quinta-feira (31), às 10h30. Serão seis turistas que farão um voo de cerca de 10 minutos para ver experimentar a gravidade zero e observar a Terra do espaço.
O lançamento será realizado perto da cidade de Va Horn, no Texas (EUA), e será transmitido ao vivo nas redes sociais da Blue Origin – YouTube e Twitter.
+ Telescópio Webb atinge marco em fase de testes de espelho no espaço
+ País terá empresas operando no espaçoporto de Alcântara em 2022
O voo será apenas vertical – depois de lançar a capsula com os tripulantes à baixa órbita, o foguete irá pousar. Os turistas retornam à Terra com paraquedas, minutos depois do propulsor.
A Blue Origin utiliza a Nave Espacial Reutilizável (RSS, na sigla em inglês) em voos tripulados. A viagens científicas e sem pessoas, a empresa usa a RSS HG Wells, outro modelo da New Shepard.
Diferentemente das primeiras viagens da Blue Origin que levaram personalidades ao espaço ao lado de Bezos, não há nenhum nome conhecido desta vez.
O único famoso, o comediante Pete Davidson, namorado da socialite Kim Kardashian, desistiu da viagem com a alteração na agenda do voo. Em seu lugar, viaja o arquiteto responsável pelo sistema New Shepard, Gary Lei, único que não pagou pela viagem.
Ainda viajam Marty Allen, investidor anjo e empresário; Jim Kitchen, empresário e professor universitário da Universidade da Carolina do Norte; George Niel, presidente e fundador da COmmercial Space Technologies; Marc Hagle, executivo-chefe de uma empresa do ramo imobiliário e Sharon Hagle, mulher de Marc Hagle e fundadora da SpaceKids Global, organização sem fins lucrativos que incentiva crianças nas áreas de cieência, tecnologia, engenharia, arte e matemática, segundo a CNN americana.
Não foi divulgado o preço que os tripulantes pagaram pela viagem. Em 2021, um passageiro desenbolsou US$ 28 milhões para viajar ao espaço. A Virgin Galactic, empresa de turismo espacial de Richard Branson, vende assentos para viagem suborbital por US$ 450 mil.