Está marcada para março a entrada da rede Blue Tree, da empresária  Chieko Aoki, no mercado carioca, com a inauguração do  primeiro hotel design da Zona Oeste do Rio de Janeiro, no Recreio dos Bandeirantes.

O empreendimento, batizado de Blue Tree Premium Design, foi erguido pela construtora Calper, que lidera o grupo de investidores que desembolsaram R$ 130 milhões na obra. Segundo Ricardo Ranauro, presidente da Calper, o projeto do hotel, baseado nos trabalhos de ícones da arquitetura, como o espanhol Gaudi e a iraquiana Zaha Hadid, teve como inspiração as ondas do mar.

“O conceito de arquitetura clean composta de vidro e concreto, proporciona ao hóspede a possibilidade de interagir com a paisagem local em todos os seus ambientes”, diz Ranauro. “O hotel é um exemplo de que é possível fazer algo extraordinário sem tantos recursos.”

O Blue Tree Premium Design será o 24º hotel da rede comandada por Chieko Aoki, que supera a marca de 5 mil apartamentos administrados, espalhados por 18 Estados brasileiros.

“Além dos turistas e dos homens de negócios, a unidade pretende atrair os visitantes que virão ao Rio de Janeiro para assistir as competições dos Jogos Olímpicos de 2016”, diz Chieko Aoki.”Queremos oferecer aos hóspedes a simpatia do carioca ao profissionalismo e organização do Blue Tree Design, implantando um novo conceito de hospitalidade, com serviços diferenciados.”

Ao todo, a nova unidade terá 279 apartamentos e suítes, 700 m² de área de eventos, com capacidade para 520 pessoas, além de atrações como piscina de borda infinita com bar panorâmico, solarium, SPA, sauna e fitness center.

De acordo com Chieko, a despeito da retração da economia, o setor hoteleiro tem boas perspectivas para 2016, após ultrapassar um período marcado por uma queda nas taxas de ocupação e redução de rentabilidade, no ano passado. Não apenas por conta da realização da Olimpíada, mas também pela reativação do turismo interno, provocada pela desvalorização do real.

“Muita gente que tirava férias no exterior está optando por viajar pelo Brasil”, diz. “Além disso, reuniões e eventos de negócios, que eram feitos fora do País tendem a ser realizados aqui mesmo.” Com faturamento de R$ 381 milhões, em 2014 (os números de 2015 ainda não foram divulgados), a rede pretende inaugurar mais cinco empreendimentos até o fim do ano.