O traje formado por bermuda e camiseta preta com a escrita In Figital We Trust, em meio a uma obra de modernização da sede em São Paul, não é por acaso. Flávio Pentagna Guimarães Neto, de 34 anos, é vice-presidente do BMG e representa bem a inovação pela qual passa o tradicional banco de 90 anos de existência, que avança no digital sem deixar de lado o físico. O jovem executivo, da nova geração da família que fundou a instituição em julho de 1930, neto de Flávio Guimarães, maior acionista da empresa, está engajado em projetos de renovação do modelo de negócios calcado, até então, pela habitual oferta de crédito consignado. Apesar de uma base de clientes mais conservadora, os avanços tecnológicos tornam-se indispensáveis para encarar um mercado extremamente voraz, competitivo e em constante alteração com a entrada de fintechs, bancos on-line e digital wallets. “É uma oportunidade única de nos reposicionarmos. Já passamos por diversas fases na nossa história, surfamos diversas ondas e agora pensamos em ser um banco completo para ao cliente. A tecnologia nos permite”, afirmou à DINHEIRO Flávio Guimarães Neto.

Os investimentos no digital já rendem frutos. O BMG – 19o maior banco brasileiro em patrimônio líquido – foi eleito a instituição que proporciona a melhor experiência na abertura de contas digitais, segundo o Ranking de Experiência Digital em Abertura de Conta da idwall (a empresa usa a inicial minúscula). O estudo feito pela idwall, empresa de verificação e validação documental, sempre esteve no horizonte do BMG, na perseguição às melhores práticas e às tendências do mercado. A atual edição do levantamento mostra, por exemplo, que a facilidade de acesso às contas bancárias é o segundo item mais importante para os clientes na hora da escolha da instituição, com 38,1% das respostas dos entrevistados. Em primeiro lugar, com 54,6% está a busca por melhores tarifas e taxas. Na 16ª posição vem a tradição do banco, apontado por apenas 9,5% dos consultados. Justamente o ponto forte do BMG antes da revolução digital bancária. “Víamos o ranking e nos incomodava”, disse o vice-presidente, que passou por diversos cargos de liderança no Itaú e fez MBA na Columbia Business School antes de assumir a atual posição no BMG, em sua segunda jornada pelo banco.

“É oportunidade única de nos reposicionarmos. a tecnologia nos permite” Flávio Guimarães Neto, vice-presidente do BMG.

Uma das principais inovações é a implementação de um marketplace dentro do aplicativo do banco. São mais de 200 parceiros, entre eles a Lojas Americanas, que disponibilizam seu portfólio de produtos para compras dos clientes da instituição financeira, com até 12% de cashback. A iniciativa tem como inspiração os superapps das chinesas Alibaba e Wechat, que criaram ecossistemas integrados em torno de suas empresas para atender os clientes em suas mais diversas necessidades. “Nossa aposta é oferecer serviços integrados em plataforma única”, afirmou Flávio Guimarães Neto.

Outro projeto é o BMG Chip. A partir de uma white label com uma operadora de telefonia, o banco oferece planos de celular com descontos. “É uma conveniência a mais para nossos clientes.” Destaque das ferramentas de prevenção contra fraudes, a biometria de voz no atendimento por telefone já evitou perdas de R$ 2,5 milhões desde o início do ano. Ao abrir a conta, o banco capta do cliente sua selfie, a biometria digital do dedo e a voz. A inteligência artificial fica responsável por comparar os timbres e, assim, verificar se é mesmo o cliente do outro lado da linha. E como parte do desenvolvimento de soluções tecnológicas, o banco adquiriu, em dezembro do ano passado, 30% da fabricante de softwares Raro Labs, por R$ 3,5 milhões. Há ainda uma linha de investimento em startup. A família controladora da companhia financeira possui uma empresa-irmã do banco que faz os investimentos em venture capital e seed capital, chamada Bmg UpTech. Em quatro anos aportou R$ 85 milhões. Com tudo isso, o nonagenário BMG está em reforma para melhor atendê-lo. Afinal, no atual mundo digital, o concorrente está a um clique de distância.