A BMW apresentou nesta semana a versão 2023 da motocicleta esportiva S 1000 RR, mais potente e com melhorias em sua aerodinâmica, suspensão e assistências na condução.

A mudança que mais chama a atenção são as duas asas (winglets, em inglês) colocadas na carenagem dianteira, com a função de “empurrar” a frente da moto contra o asfalto, aumentando a aderência na roda dianteira.

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A potência da S 1000 RR saltou dos 207 cavalos para 210 cavalos na versão 2023, com torque de 1,2 kgf.m a 11.000 rpm. O suficiente para chegar aos 302 km/h de velocidade máxima.

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BMW DivulgaçãoAs “asas” instaladas na dianteira, para garantir melhor aderência na S 1000 RR (Crédito:BMW Divulgação)

Assistências

Entre os recursos que a S 1000 RR possui no auxílio a pilotagem estão: controle de tração, com a nova função “Slide Control”, que permite um controle maior nas derrapagens em aceleração nas saídas de curva; e ABS Pro com a nova função Brake Slide, para controlar as derrapagens durante as freadas; além de controle de saída em subidas.

Deixando claro seu DNA esportivo, a S 1000 RR conta com funções para uso nas pistas, como o Controle de Largada, que permite a moto arrancar em alta velocidade sem que a roda traseira patine; e o Pit Limiter, que limita a velocidade da moto ao entrar no box de um circuito.

A nova versão da BMW S 1000 RR deve ser lançada ao mercado em 2023 custando US$ 18.590 (cerca de R$ 99.500 na conversão direta). Ainda não há previsão para a chegada do modelo no Brasil.