04/04/2022 - 15:57
A BMW celebrou a marca de 70 mil veículos conectados, conquista iniciada em dezembro de 2016, quando todos os modelos comercializados passaram a ter conexão com a internet. Estes carros e SUVs fazem parte dos mais de 2,5 milhões de carros da marca conectados pelo mundo.
Com o modelo BMW saindo da fábrica com um SimCard, o consumo de dados por veículo exemplifica essa crescente demanda por interação. A quantidade de dados gerado por veículo registrado em fevereiro de 2020 (40 MB), por exemplo, cresceu mais de 100% em comparação a fevereiro (84 MB) de 2022.
+ Supermercado de SP adota criptomoeda brasileira nas compras
Um dos principais atrativos dessa conectividade se dá pela atualização remota de software no país para toda a gama. O Remote Software Upgrade (RSU), sistema de atualização remota, utiliza a internet embarcada nos modelos para fazer o download, em processo similar ao que ocorre com smartphones.
As atualizações podem melhorar as funções existentes e até mesmo adicionar outras completamente novas. Elas podem ser enviadas para qualquer lugar onde haja conectividade de dados de telefonia, numa operação “over-the-air”. Portanto, não há necessidade de transferir nenhum dado usando um cabo ou pendrive e não há necessidade de visitar sua concessionária. E isso sem custo para o cliente.
Além da comodidade, entre os principais benefícios proporcionados pela atualização remota estão a agilidade na comunicação de campanhas técnicas e eventuais atualizações de sistema, a possibilidade da incorporação de novas tecnologias e a garantia de estar a todo o momento com a última atualização instalada.
A BMW também tornou possível, pela primeira vez na indústria brasileira, que as imagens geradas a partir das câmeras que equipam alguns dos veículos sejam gravadas em formato de foto e vídeo e disponibilizadas para os clientes.