23/06/2023 - 15:04
A divisão de motos da BMW, ou BMW Motorrad, registrou um crescimento de 22% neste ano no mercado brasileiro – até maio. A meta é encerrar 2023 com um resultado positivo.
“Os últimos meses foram uma surpresa. Estamos quase com 5.400 motos entregues para os clientes e esperamos finalizar o ano com mais um recorde se tudo continuar assim”, afirma Julian Mallea, CEO da BMW Motorrad Brasil, com exclusividade para a IstoÉ Dinheiro. No ano passado foram emplacadas mais de 13 mil motos da marca no Brasil, recorde histórico.
Produção em Manaus
A novidade da marca é a scooter C400 X, apresentada no Festival Interlagos de motocicletas, que ocorre até o dia 25 de junho. Ela será produzida em Manaus (AM), na primeira fábrica da BMW Motorrad fora da Alemanha. No local, atualmente, são fabricados nove modelos: G 310 GS, G 310 R, F 750 GS, F 850 GS, F 850 GS Adventure, F 900 R, S 1000 RR, R 1250 GS e a R 1250 GS Adventure.
+ Shineray lança serviço de locação de motos com diária a partir de R$ 18
+ Produção de motos em maio é a maior em nove anos e meio, mostra Abraciclo
Para o ano que vem, a marca promete mais dois lançamentos. Para isso, ela realiza o aporte de R$ 50 milhões, que contempla também uma atualização em todas as áreas de sua fábrica (qualidade, produção, logística e expedição). Além disso, a área útil do local aumentou em 50% para 15 mil m².
Segundo a companhia, a ampliação vai contribuir para um crescimento de mais de 25% na capacidade produtiva até 2025, aumentando de 15 mil para 19 mil unidades produzidas por ano – e adicionar mais 20% na mão de obra. Fundada em 2016, a planta da BMW Motorrad alcançou a marca de 100 mil motos produzidas no Brasil neste ano.
100 anos de marca
Outro destaque da marca alemã de motocicletas é que em 2023 ela completa 100 anos de existência. Para celebrar o momento, ela trará ao Brasil a BMW R 18 – 100 Anos (foto de destaque). O modelo desembarca no Brasil com visual exclusivo. Serão comercializadas apenas 30 unidades aqui das 1.923 motocicletas que serão produzidas desta versão.
“Estamos muito felizes como marca de poder compartilhar a história, celebrar a história e apresentar produtos novos”, completa Julian.