03/08/2022 - 13:41
Anunciada pela BMW no início de julho para o mercado brasileiro, a motocicleta R 18 teve seu preço revelado pela marca nesta terça-feira (3). A pré-venda do modelo começa no dia 18 de agosto.
Equipada com o maior motor boxer já produzido pela BMW Motorrad, a R 18 chega ao país por R$ 139.900. Inspirada na clássica BMW R 5, a R 18 marca a entrada da BMW Motorrad no segmento Cruiser.
+ VW Gol é novamente o carro 0 km mais vendido do país; confira o ranking
Motor boxer
A peça central da R 18 é um motor boxer de 2 cilindros, desenvolvido para esse modelo, com 91cv a 4.750rpm de potência e 158Nm de torque a 3.000rpm, o motor ainda tem um “belíssimo ronco” segundo a fabricante, ponto importante no segmento Cruiser. O câmbio é de seis marchas.
Clássica e moderna
Tanque em forma de gota, a transmissão em eixo cardã e a pintura listrada (pinstriping) são ícones da marca, herdados do modelo R5, lançado em 1936, e presentes na R 18. Como diferencial em relação ao modelo vendido em outros mercados, o modelo comercializado no Brasil tem como item de série o banco do carona.
Os elementos de suspensão da R 18 dispensam ajuste eletrônico. Em vez disso, um garfo telescópico e um suporte de suspensão central permitem o ajuste dos amortecedores.
Como na R 5, os tubos do garfo telescópico são envoltos em mangas de garfo. O curso da suspensão é de 120mm na dianteira e 90mm na traseira. O sistema de freios da R 18 consiste em um freio a disco duplo na dianteira e um freio a disco único na traseira em conjunto com pinças fixas de quatro pistões, ambos com ABS Integral.
A nova R 18 também oferece os três modos de pilotagem padrão. Há ainda ASC (Controle Automático de Estabilidade), controle de estabilidade e tração, Hill Start Control para facilitar as partidas em subidas, controle de velocidade de cruzeiro, todas as luzes em LED e sistema de partida sem chave.
Primeiros compradores ganham itens exclusivos
A fabricante promete itens exclusivos para os primeiros que realizarem reservas na pré-venda: livro heritage, boné R18, cinto R18, três logos históricos, luvas brancas, chave de fenda estilo chave e parafuso para trocar os logos da moto.