O fenômeno dos livros Bobbie Goods está no seu auge até agora. Ranking elaborado pelo portal PublishNews em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL) mostra que livros da série ocupam as quatro primeiras posições entre os mais vendidos no mês de junho. Os dados foram atualizados até o dia 20.

Publicados no Brasil pela editora HarpperCollins, a série Bobbie Goods apresenta livros de colorir com cenas sem diálogos. Os personagens são gatos, cachorros e outros bichos, que aparecem em situações cotidianas como um piquenique no parque, um lanche de madrugada ou uma brincadeira nas poças durante uma chuva. Os exemplares custam entre R$ 20 e R$ 40. Mas na internet há opções em kits com canetas para colorir.

“Os livros dialogam com uma demanda contemporânea por bem-estar, desaceleração e expressão criativa. Em um cotidiano marcado pela aceleração digital, os livros em geral funcionam como ferramentas de pausa e reconexão”, afirma a presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Sevani Matos.

“No caso dos livros de colorir, são um exemplo claro dessa função, pois atendem a uma necessidade humana. Mas essa função é da literatura como um todo, ela nos ajuda a elaborar o que sentimos, a imaginar outros futuros, a resistir à pressa”, segue Matos.

Os campeões de vendas em junho até dia 20 no ranking da Publishnews foram:

  1. Do dia para a noite (Day to night), da série Bobbie Goods – 51.627 exemplares
  2. Dias frios (Fall Winter), da série Bobbie Goods – 44.113 exemplares
  3. Dias quentes (Spring Summer), da série Bobbie Goods – 35.475 exemplares
  4. Isso e aquilo (This & That), da série Bobbie Goods – 33.124 exemplares
  5. Elo Monsters Books: Flow Pack, de Enaldinho – 20.519 exemplares
  6. CapyVibes, de Gabriel Dearo e Manu Digilio – 5.542 exemplares
  7. O poder da autorresponsabilidade, de Paulo Vieira – 5.444 exemplares
  8. Como se tornar um cristão inútil, de Rodrigo Bibo – 5.191 exemplares
  9. Excelência, de Bruno Brito – 5.002 exemplares
  10. Café com Deus Pai 2025 – 4.561 exemplares

Único livro entre os cinco mais vendidos que não pertence à coleção, o quinto colocado é um livro infantojuvenil que é vendido acompanhado de um brinquedo e apresenta os personagens criados pela youtuber mineiro Enaldinho.

Os cinco livros da série aparecem também entre os mais vendidos no ano. Completa o top 5 a obra devocional “Café com Deus Pai 2025”, de Junior Rostirola, na terceira posição.

Veja os livros mais vendidos em 2025 até 20 de junho:

  1. Do dia para a noite (Day to night), da série Bobbie Goods – 215.671 exemplares
  2. Dias quentes (Spring Summer), da série Bobbie Goods – 152.593 exemplares
  3. Café com Deus Pai 2025, de Junior Rostirola – 132.701 exemplares
  4. Isso e aquilo (This & That), da série Bobbie Goods – 99.487 exemplares
  5. Dias frios (Fall Winter), da série Bobbie Goods – 82.460 exemplares
  6. Elo Monsters Books: Flow Pack, de Enaldinho – 79.815 exemplares
  7. O poder da autorresponsabilidade, de Paulo Vieira – 38.392 exemplares
  8. Nunca jogue uma ideia fora, de Sauana Alves – 38.019 exemplares
  9. Mais esperto que o diabo, de Napoleon Hill – 32.918 exemplares
  10. Café com Jesus, de Vinícius Iracet – 32.681 exemplares

O fenômeno Bobbie Goods

Não é a primeira vez que um livro para colorir vira febre no Brasil. Em 2015, as obras mais vendidas no país foram “Jardim secreto” (719.626 exemplares) e “Floresta encantada” (485.222), ambos da ilustradora escocesa Johanna Basford.

Enquanto as obras virais há 10 anos eram feitas especificamente para adultos, com imagens detalhistas de plantas a compor paisagens quase abstratas, os livros Bobbie Goods apresentam traços mais infantilizados. Além disso, são impressos em uma gramatura especial, feita para a exploração de diferentes canetas de colorir.

Segundo a Faber-Castell, uma das principais marcas de lápis, canetas e canetinhas para colorir, a compra de itens cresceu 295% entre os meses de abril e maio deste ano, em um possível impacto do fenômeno.

Criadora da série, a estadunidense Abbie Goveia tem 28 anos e contou em entrevista à CNN que lançou seu primeiro exemplar em 2021. “Comecei a fazer os livros apenas por diversão e nunca esperei que eles se conectassem com tantas pessoas ao redor do mundo. Tem sido a surpresa mais emocionante, e sou muito grata pelo apoio dessa comunidade incrível”, disse.

Na internet, há dezenas de vídeos de pessoas ensinando técnicas para personalizar os desenhos e adicionar texturas às pinturas. O livro chegou a figurar no topo da lista dos mais vendidos do TikTok Shop, nova plataforma de vendas digitais do aplicativo chinês.

Mais livros para colorir

Com o sucesso de uma coleção, as editoras tem motivos para criar outras. “O mercado editorial brasileiro está atento às transformações sociais e tecnológicas, adaptando-se com inteligência e sensibilidade às novas buscas do leitor”, afirma Sevani Matos, da CBL.

“É possível que surjam novas tendencias para integrar arte, bem-estar e interatividade, fortalecendo a presença do livro como objeto de cuidado e expressão no cotidiano”, segue.

Alguns exemplares já começaram a aparecer. O artista plástico brasileiro Romero Britto lançou na Bienal do Livro do Rio de Janeiro a sua publicação com desenhos para pintar. Já a marca de materiais de escritório Tilibra lançou a coleção “Cute & Relax”, com um exemplar focado em ilustrações do cotidiano e outro inspirado pelas quatro estações do ano.

“Acredito que os livros de colorir possam funcionar como uma porta de entrada para o universo editorial, sobretudo para pessoas que não possuam o hábito da leitura. Eles promovem um contato afetivo com o objeto livro e, ao proporcionar experiências positivas, podem despertar curiosidade por outros gêneros e formatos”, conclui a presidente da CBL.