Na mais recente edição da Bienal do Livro do Rio de Janeiro ele aparece na lista dos mais vendidos, sendo o primeiro lugar da sua editora, os livros da coleção Bobbie Goods. Nesta semana, a Gloda, plataforma especializada em análise de dados dentro do TikTok divulgou que o produto mais vendido no TikTok Shop na última semana foi, ele mesmo, o livro Bobbie Goods.

+ Romero Britto para colorir: artista entra na moda dos Bobbie Goods e lança livro com sua marca

Esses são apenas dois exemplos do sucesso que os livretos com desenhos para colorir têm feito no Brasil. Uma busca rápida com o nome Bobbie Goods nas redes sociais, principalmente no YouTube e TikTok, vão revelar uma série de páginas e postagens dedicadas ao tema.

Aliás, muito do sucesso da coleção de colorir vem com a ajuda das redes sociais, que ajudaram a divulgar os livros e toda uma gama de atividades relacionadas a eles, como técnicas de pintura, tipos de canetinhas, desafios, novas narrativas. Tem até vídeos ensinando como imprimir o seu próprio desenho Bobbie Goods. Ao mesmo tempo, eles também servem de escape do mundo das telas, sendo uma atividade não só de lazer e passatempo, mas com efeitos terapêuticos.

Os desenhos são bastante simples, até mesmo infantilizados, mas acabaram conquistando fãs de todas as idades, especialmente os adolescentes e jovens adultos. As imagens são de animais humanizados em situações cotidianas e da natureza.

E, ao contrário do sucesso dos livros de colorir para adultos do passado, os Bobbies Goods trazem uma sequência de desenhos que contam uma pequena história, dentro dos temas: “Dias quentes”, “Do dia para a noite”, “Isso e aquilo” e “Dias frios”.

Bobbie Goods

Outro diferencial é que se popularizou entre os fãs o uso de canetinhas para pintar, o que acabou puxando também as vendas de material de pintura.

Cada livro custa em média de R$ 20 a R$ 40 e na internet podem ser encontrados em kits promocionais, alguns com o material para colorir, ou edições especiais. E como todo sucesso, tem também as edições “piratas”, não oficiais da marca Bobbie Goods. Os livros oficiais vêm com 20 ilustrações para colorir em cada livro. As páginas destacáveis para emoldurar ou distribuir.

As marcas também querem aproveitar essa onda. O Burguer King, por exemplo, fez uma parceria com a Faber-Castell para uma promoção envolvendo seus lanches e os livros. A rede de fast food ainda transformou toda a fachada externa de uma de suas unidades com os desenhos Bobbie Goods e decorou algumas lojas com o tema da coleção de colorir.

Os desenhos Bobbie Goods também viraram tema de decoração de festas de aniversário e objetos.  Até o artista brasileiro Romero Britto, criador do Happy Art Movement, ou Movimento de Arte Alegre, e conhecido por suas pinturas supercoloridas, entrou na moda e lançou a sua própria coleção inspirada nos bichinhos Bobbie Goods.

A criação dos desenhos para colorir Bobbie Goods seria da ilustradora e designer americana Abbie Goveia, que já era conhecida por seus traços “fofos” com cachorrinhos e ursinhos. O primeiro livro foi lançado em 2021. O nome ‘Bobbie’ é o apelido de Abbie. E assim foi criada a marca, que conta com milhões de seguidores e curtidas em sua página oficial no TikTok.

Os números coloridos de Bobbie Goods

  • Segundo a Gloda, na semana entre 16 e 22 de junho, foram 16,7 mil unidades comercializadas na TikTok Shop, com um valor bruto de venda (GMV) de R$ 259,2 mil, sendo o produto mais vendido da loja da rede social.
  • A editora HarpperCollins, que publica a série Boobie Goods no Brasil, afirma que vendeu mais de 1 milhão de unidades em 2025 entre meados de janeiro, quando foi lançada no país, e o mês de maio. A editora prepara novos lançamentos nesse nicho.
  • A Tilibra também aproveitou a moda e lançou neste mês a coleção para colorir Cute & Relax, com duas temáticas. A “Life”, focada em ilustrações do cotidiano, e a “Seasons”, inspirada nas quatro estações do ano. A marca diz ainda que está monitorando o impacto da coleção nas vendas de materiais artísticos e que não descarta novos investimentos. A Tilibra destaca o sucesso não só dos livros, como dos lápis-de-cor e das canetas brush (um dos muitos tipos de canetas para colorir).
  • Na Livraria da Vila, com 22 lojas em 10 cidades do Brasil, os livros Boobie Goods representam 5% do faturamento da rede neste ano. A rede conta que começou até mesmo a trabalhar com novos fornecedores para atender a demanda de produtos específicos, como canetinhas brancas.
  • A Faber-Castell, uma das principais marcas de lápis, canetas e canetinhas para colorir, conta que registraram um aumento de 295% que no volume de compras de itens para colorir entre os meses de abril e maio deste ano.