Centenas de pessoas em toda a Escócia, Irlanda do Norte e partes do norte da Inglaterra viram uma bola de fogo incomum iluminando o céu noturno na quarta-feira.

Não ficou claro se era um meteoro ou um pedaço de detritos espaciais, disse Aine O’Brien, estudante de doutorado da Universidade de Glasgow e membro da Fireball Alliance do Reino Unido, que rastreia avistamentos de meteoros. A bola de fogo foi visível no céu por 10 a 20 segundos – um período de tempo extraordinariamente longo para um meteoro – mas a forma como o objeto se fragmentou no céu noturno sugeriu que era uma rocha espacial.

+ Chuva de meteoros acontece nesta madrugada

“Tem propriedades de ambos. Temos pessoas processando a filmagem e trabalhando em sua trajetória”, disse O’Brien. “No momento, só podemos adivinhar. De qualquer forma, foi um evento incrível.”

A maioria das bolas de fogo são visíveis apenas por alguns segundos, disse ela. Um meteorito que atingiu uma calçada no centro da Inglaterra no ano passado caiu no céu por sete segundos.

A bola de fogo foi detectada por volta das 22h, horário local, na quarta-feira. A hora relativamente cedo, além do céu noturno claro, fez com que muitas pessoas vissem a bola de fogo mesmo em áreas construídas como Glasgow, disse O’Brien. Muitos dos que tiveram a sorte de ver a bola de fogo compartilharam vídeos de celulares e câmeras de porta nas mídias sociais.

Richard Kacerek, fundador da Rede de Observação de Meteoros do Reino Unido , disse que a avaliação inicial do grupo era de que eram detritos espaciais. “A julgar pelos vídeos gravados pelo público, parece estar se movendo muito mais devagar do que um meteoro”, disse ele.

Cis Verbeeck, presidente da Organização Internacional de Meteoros , disse que o grupo recebeu mais de 800 relatórios em seu site e depois usou essas informações para compilar uma possível trajetória da bola de fogo.

O caminho da bola de fogo sugeriu que ela passou pelo Canal do Norte, que separa a Escócia da Irlanda do Norte, e terminou sua jornada em algum lugar acima de Islay, uma ilha na costa oeste da Escócia.