A Bolsa de Hong Kong estendeu o rali de ontem nesta quinta-feira, mas outros mercados asiáticos tiveram pequena desvalorização diante das incertezas sobre o futuro das taxas básicas de juros dos EUA.

O índice Hang Seng, das ações mais negociadas em Hong Kong, terminou o dia com alta de 2,7%, a 26.944,39 pontos, após uma sessão extremamente volátil, com avanço de 6,4% nos primeiros minutos de negócios e ganho mais moderado, de 1,8%, não muito tempo depois. O volume negociado foi recorde pelo segundo dia consecutivo, a 291,5 bilhões de dólares de Hong Kong (US$ 37 bilhões), representando mais que o triplo da média diária vista em janeiro e fevereiro.

Na China continental, por outro lado, o Xangai Composto caiu 0,93%, a 3.957,53 pontos.

Com o índice Xangai apresentando dificuldades de romper a barreira dos 4.000 pontos, os investidores no continente estão voltando sua atenção para Hong Kong, segundo o Bank of America Merrill Lynch, que prevê forte movimentação no mercado do território autônomo nas próximas semanas.

Em outras partes da Ásia, os negócios foram contidos pela indefinição quanto à perspectiva dos juros básicos nos EUA. Em ata de política monetária publicada ontem, o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) mostrou que seus dirigentes estão divididos sobre quando começar a elevar os juros, que estão em mínimas históricas desde 2008. Em Taiwan, o índice Taiex teve queda marginal de 0,04%, a 9.568,04 pontos, enquanto em Seul, o sul-coreano Kospi ficou praticamente estável, com ligeiro recuo de 0,02%, a 2.058,87 pontos.

Na Oceania, a bolsa australiana também apresentou perdas, influenciada pelo fraco desempenho das mineradoras. O S&P/ASX 200, de Sydney, caiu 0,5%, a 5.932,20 pontos. No setor de mineração, os destaques de baixa incluíram BHP Billiton, Rio Tinto e Fortescue, que caíram 1,8%, 0,7% e 2,6%, respectivamente. Também recuaram petrolíferas como Woodside Petroleum (-2,7%), Oil Search (-0,3%) e Santos (-0,5%). Com informações da Dow Jones Newswires.