08/08/2013 - 3:51
NOVA YORK, 8 agosto 2013 (AFP) – Wall Street, ajudada por bons indicadores, conseguiu recuperar seu impulso nesta quinta-feira e pôr fim a uma série de três sessões consecutivas em queda: o Dow Jones ganhou 0,18% e o Nasdaq, 0,41%.
O índice Dow Jones Industrial Average teve alta de 27,65 pontos a 15.498,32 pontos e o tecnológico Nasdaq subiu 15,11 pontos a 3.669,12 pontos.
O índice ampliado Standard & Poor’s 500 subiu 0,39% (+6,57 pontos) a 1.697,48 pontos.
Depois de fechar no vermelho nos três primeiros dias da semana e ter alcançado novos máximos na sexta-feira passada, “é normal observar uma leve recuperação” do mercado financeiro nova-iorquino, disse o analista independente Hugh Johnson.
O otimismo dos investidores foi alimentado por várias informações positivas.
A China, segunda economia mundial, anunciou nesta quinta-feira uma recuperação líquida de suas trocas comerciais em julho, depois de vários meses de queda de suas importações e uma desaceleração de suas exportações.
Outro indicador positivo: os novos pedidos semanais de seguro-desemprego nos Estados Unidos aumentaram levemente na semana passada, porém, menos que o esperado pelos analistas.
O anúncio de um aumento maior que o previsto das vendas mensais do gigante do fast food McDonald’s, considerado como um indicador do vigor do consumo norte-americano, foi também uma boa notícia para o mercado, segundo analistas da Charles Schwab.
Não estava prevista nenhuma declaração de dirigentes do Federal Reserve, “o que em si é uma boa notícia, visto o aumento dos temores sobre a desaceleração” das medidas de apoio à economia por parte do banco central, destacaram analistas da Briefing.com.
O mercado de títulos fechou em alta. O rendimento dos títulos do Tesouro a 10 anos caiu a 2,587% contra 2,6% na noite de quarta-feira e o dos de 30 anos a 3,672% contra 3,686%. O rendimento das obrigações evolui em sentido inverso a seus preços.