Um movimento de realização de lucros levou a Bolsa de Tóquio ao vermelho nesta sessão, mas o principal indicador do mercado acionário japonês ainda se manteve acima da marca psicológica dos 20.000 pontos.

O índice Nikkei encerrou o dia em queda de 0,83%, aos 20.020,04 pontos, mas na semana acumulou alta de 1,87%, a nona semana de alta nas últimas 11 semanas. Neste ano, a bolsa japonesa contabiliza avanço de 14,7%.

Embora grande parte dos balanços de grandes empresas ainda esteja para ser divulgado, os avanços das últimas semanas deixaram pouco espaço para novas altas consistentes, dizem analistas.

Para o estrategista do Sumitomo Mitsui Banking, Daisuke Uno, o desempenho das ações daqui pra frente não deverá sofrer grande influência do câmbio. A recente valorização do dólar tem sido apontada por analistas como uma ameaça aos resultados das companhias que atuam no exterior.

Enquanto as bolsas registravam saída de capital, no mercado de títulos públicos o movimento era inverso. A maior demanda impulsionou os preços dos bônus de 10 anos, levando os juros dos papéis para baixo de 0,3% pela primeira vez em quase três meses.

O retornos dos títulos de 10 anos baixaram dois pontos-base nessa sessão, para 0,29%.

“A queda nas ações deu suporte aos bônus, desencorajando vendas”, disse Shuichi Ohsaki, do Bank of America Merrill Lynch. Fonte: Dow Jones Newswires.