Os pagamentos do Bolsa Família começam nesta segunda-feira, 11. As transferências ocorrem mais cedo, segundo o governo federal, por conta das festas de fim de ano. O benefício deve ser pago até o próximo dia 22 conforme o número final do Número de Identificação Social (NIS); famílias com o último dígito 1 do cartão recebem hoje.

+ Caixa conclui pagamento do novo do Bolsa Família de novembro

Para alguns estados, há exceção: o pagamento unificado do Bolsa Família acontece para moradores do Amazonas, Amapá e Paraná, por conta de situação de emergência ou estado de calamidade pública. Cerca de 860 mil famílias devem ser beneficiadas e não precisam esperar o cronograma escalonado conforme o último dígito do NIS.

O Auxílio Gás também começa a ser pago no dia 11 de dezembro. O benefício criado para mitigar o impacto do preço do gás de cozinha no orçamento doméstico, contempla mais de 5,4 milhões de famílias. O governo repassa 100% do valor da média nacional do botijão de 13 quilos para as famílias beneficiárias: em dezembro, o valor será de R$ 104,00.

Os pagamentos são realizados de acordo com o final do NIS do beneficiário e seguem o calendário de pagamento do Programa Bolsa Família. As famílias beneficiárias poderão consultar as informações das parcelas nos aplicativos Bolsa Família e Caixa Tem ou pelo telefone 111.

Confira o calendário de pagamentos do Bolsa Família e Auxílio Gás:

Os pagamentos são realizados de acordo com o final do NIS do beneficiário e seguem o calendário de pagamento do Programa Bolsa Família. (Crédito:Divulgação / Governo Federal)