11/03/2016 - 8:19
As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta sexta-feira, em reação a novas medidas de estímulos monetários do Banco Central Europeu (BCE) e a uma significativa valorização do yuan ante o dólar.
Ontem, o BCE anunciou um pacote de estímulos mais agressivo do que o esperado, que incluiu cortes de juros e a ampliação de compras de ativos, numa tentativa de impulsionar a economia e a baixa inflação da zona do euro.
Alguns investidores, no entanto, ficaram decepcionados com a indicação do presidente do BCE, Mario Draghi, de que a instituição não prevê novas reduções de juros, que já estão zerados ou em nível negativo.
O yuan, por sua vez, fechou hoje no maior nível ante o dólar desde meados de fevereiro, após o banco central chinês (PBoC) guiar a moeda chinesa ao patamar mais elevado desde dezembro, por meio da chamada “taxa de paridade”. O ajuste para cima no yuan foi o primeiro em três sessões e veio na esteira das medidas do BCE.
A força do yuan ajudou a impulsionar várias outras moedas asiáticas, como o baht tailandês, o peso filipino, o dólar de Cingapura e o ringgit da Malásia, durante a madrugada.
Na China, a Bolsa de Xangai, subiu 0,2% hoje, a 2.810,31 pontos, após acumular perdas nos dois pregões anteriores e recuperando-se na última meia hora de negócios, em meio ao bom desempenho do yuan e de blue chips do setor financeiro.
Em outros mercados asiáticos, o índice Hang Seng avançou 1,08% em Hong Kong, a 20.199,60 pontos, enquanto o Nikkei teve ganho de 0,51% em Tóquio, a 16.938,87 pontos, o Taiex apresentou ligeira alta de 0,5% em Taiwan, a 8.706,14 pontos, o sul-coreano Kospi subiu 0,11% em Seul, a 1.971,41 pontos, e o filipino PSEi registrou valorização de 0,72%, a 7.098,64 pontos.
O Shenzhen Composto, um índice chinês de menor abrangência, contrariou a tendência positiva na região e caiu 0,2%, a 1.685,24 pontos, em sua terceira queda consecutiva.
Ao longo da semana, o índice Xangai Composto acumulou perdas de 2,2% e o Nikkei, de 0,45%.
Na Oceania, a bolsa da Austrália também encerrou o dia no azul, apagando perdas de mais cedo. O S&P/ASX 200, que reúne as ações mais negociadas em Sydney, avançou 0,3%, a 5.166,40 pontos, alcançando o maior patamar desde 5 de janeiro. Com isso, o índice australiano subiu pela segunda semana consecutiva, acumulando ganhos de 5,9% em março e de mais de 8% desde a mínima atingida em fevereiro, quando entrou em território baixista. Com informações da Dow Jones Newswires.