As principais bolsas asiáticas fecharam em alta nesta quarta-feira, impulsionadas por uma perspectiva mais positiva de que a demanda doméstica e as empresas chinesas serão, em breve, beneficiadas por uma política monetária mais acomodatícia. Algumas companhias também divulgaram resultados acima do esperado para o terceiro trimestre, dando força aos índices asiáticos.

O Xangai Composto, principal índice acionário da China, subiu 1,5%, encerrando o dia a 2.373,03 pontos. O Shenzhen Composto teve alta de 1,2%, a 1.349,98 pontos.

O mercado especula sobre a possibilidade de o Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês) adotar mais uma medida de estímulo, por meio de uma injeção de 100 bilhões de yuans na economia com uma nova linha de crédito de médio prazo, que supostamente seria anunciada amanhã. Alguns analistas, entretanto, permanecem céticos, visto que o governo acaba de lançar uma medida de relaxamento monetário de incentivo ao crédito que injetou 200 bilhões de yuans na economia.

A Bolsa de Taiwan fechou o dia em alta, ainda impulsionada pelo aumento da demanda de investidores estrangeiros por ações. O índice Taiex registrou avanço de 1,5%, a 8.903,68 pontos, na máxima das últimas três semanas.

A Bolsa de Hong Kong também recuperou perdas nesta quarta-feira, em boa parte, pela relativa tranquilidade em relação aos protestos pró-democracia iniciados em setembro. O índice Hang Seng avançou 1,27%, a 23.819,87 pontos, superando o nível registrado antes do início das manifestações, no dia 26 de setembro.

Após fechar em queda ontem, o índice Kospi, da Bolsa de Seul, encerrou a sessão de hoje em alta de 1,84%, a 1.961,17 pontos. A empresa sul-coreana de tecnologia LG informou que teve lucro líquido de 203 bilhões de wons (US$ 194 milhões) no terceiro trimestre, resultado 87% maior do que o registrado no mesmo período do ano anterior. O desempenho foi puxado por recordes nas vendas de smartphones. As ações da LG na Bolsa de Seul fecharam em alta de 4,31%.

Entre os mercados menores da Ásia, os negócios recuperaram algumas das perdas registradas na sessão anterior, ainda marcados pela cautela antes da reunião de política monetária do Federal Reserve, que ainda hoje poderá encerrar seu programa de compras mensais de bônus, como planejado, e dar indicações de quando começará a elevar as taxas básicas de juros. O índice nfilipino PSEi encerrou em alta de 0,38%, a 7.093,31 pontos, e o FTSE Straits Times, de Cingapura, avançou 0,39%, a 3.224,03 pontos.

Na Oceania, a bolsa australiana teve o segundo dia consecutivo de perdas. As ações dos grandes bancos da Austrália devolveram parte dos ganhos recentes, pressionadas pela expectativa da temporada de balanços do setor. Além disso, os investidores do mercado australiano se mostraram cautelosos quanto ao resultado da reunião do Fed, que será conhecido às 16h (de Brasília). O S&P/ASX 200, índice das ações mais negociadas em Sydney, recuou 0,1%, a 5.447,7 pontos. Com informações da Dow Jones Newswires.