As bolsas asiáticas fecharam em território positivo nesta segunda-feira, com investidores monitorando sinais de reabertura econômica e também as medidas do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), que anunciou decisão de política monetária.

Em Tóquio, o índice Nikkei subiu 2,71%, a 19.783,22 pontos. O BoJ manteve os juros, como esperado, mas anunciou que continuará a comprar bônus do Japão (JGB) e T-bills “sem estabelecer um limite” e elevou sua meta de compras de dívida corporativa e commercial papers para 20 trilhões de ienes. Segundo o Swissquote, a postura do BoJ “busca ajudar companhias a encontrar financiamento fácil, diante da desaceleração econômica puxada pela pandemia”. O banco comenta ainda em relatório que os dirigentes do BC japonês mantiveram os juros “pois os dirigentes acreditam que cortá-los não ajudará a impulsionar a demanda por crédito”.

+ Retomada de países ricos deve acelerar a partir de 2021
+ ONU teme ‘desastre’ para direitos humanos das medidas contra coronavírus

Na China, a Bolsa de Xangai fechou em alta de 0,25%, em 2.815,49 pontos, e a de Shenzhen, de menor abrangência, subiu 0,06%, a 1.738,05 pontos. O Rabobank destaca que o presidente do Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês), Yi Gang, mostrou em editorial neste fim de semana “confiança e prudência”, prevendo que o impacto com a pandemia será “breve” e que a economia chinesa terá uma retomada, além de citar o temor de que estímulos muito agressivos pudessem levar a uma inflação mais alta e à alavancagem excessiva.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng registrou ganho de 1,88%, a 24.280,14 pontos. Incorporadores imobiliárias e bancos estiveram em destaque, com Sino Land em alta de 4,0% e Citic, de 5,0%.

Na Coreia do Sul, o índice Kospi avançou 1,79%, a 1.922,77 pontos em Seul, com os setores de varejo, bancos e ações ligadas ao petróleo em alta, neste caso recuperando parte das perdas recentes. Em Taiwan, o índice Taiex subiu 2,13%, a 10.567,27 pontos.

Na Oceania, na Bolsa de Sydney o índice S&P/ASX 200 fechou em alta de 1,50%, em 5.321,40 pontos. Predictive Discovery foi a ação mais negociada na bolsa australiana, com ganho de 9,09%.