As bolsas europeias operam sem direção única na manhã desta quinta-feira, 14, enquanto investidores aguardam decisão de juros do Banco Central Europeu (BCE), que promete ser acirrada.

Por volta das 6h15 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 tinha modesta alta de 0,16%, a 454,67 pontos.

Não há consenso sobre o anúncio de juros do BCE, que será feito nas próximas horas. Alguns analistas preveem nova elevação de 25 pontos-base, diante da persistência da inflação elevada na zona do euro, mas outros apostam em manutenção das taxas, de forma a evitar uma recessão mais profunda em um horizonte próximo.

O BCE vem elevando juros, de forma contínua, desde julho do ano passado. Se vier novo aumento hoje, será o décimo consecutivo. Também são aguardadas novas projeções de inflação e crescimento para a zona do euro. Há relatos de que o BCE irá elevar sua previsão de inflação para 2024, dos atuais 3%.

Investidores na Europa também vão acompanhar ao longo da manhã dados dos EUA sobre inflação ao produtor (PPI) e vendas no varejo.

Ontem, números da inflação ao consumidor (CPI) norte-americano reforçaram expectativas de que os juros básicos dos EUA ficarão inalterados até o fim do ano. O Federal Reserve (Fed, o BC norte-americano) define juros na próxima semana.

Às 6h30 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,69% e a de Paris avançava 0,06%, enquanto a de Frankfurt se mantinha estável. Já a de Milão caía 0,03%, enquanto as de Madri e Lisboa exibiam ganhos de 0,17% e, 0,75%, respectivamente.