As bolsas de Nova York fecharam com alta expressiva nesta segunda-feira – com destaque para o índice Nasdaq, que atingiu o território técnico de “bull market” – após Estados Unidos e China anunciarem que chegaram a um acordo para reduzir temporariamente a maioria das tarifas de importação sobre os bens de cada país.

O Dow Jones subiu 2,81%, aos 42.410,34 pontos; o S&P 500 avançou 3,26%, aos 5.844,19 pontos; e o Nasdaq fechou em alta de 4,35%, aos 18.708,34 pontos. Os dados são preliminares.

O acordo firmado entre Washington e Pequim é “uma notícia muito positiva para o setor de tecnologia, pois as preocupações com a cadeia de suprimentos serão significativamente reduzidas”, afirma o analista da Wedbush, Dan Ives.

A Amazon.com saltou 8,12%, a Meta Platforms subiu 7,92%, a Apple avançou 6,31% e a Nvidia ganhou 5,44% nesta segunda-feira.

As ações da Tesla fecharam o dia com alta de 6,75%. A fábrica de carros mais produtiva da montadora de veículos elétricos está localizada na China, e o país representou 22% da receita total da empresa americana no ano passado.

Já os papéis da NRG Energy saltaram 26,3% após a empresa anunciar a aquisição de um portfólio de instalações de geração de gás natural da LS Power Equity Advisors pelo valor de US$ 12 bilhões.

Na contramão do mercado, que abandonava ativos de segurança após o acordo entre EUA e China, a mineradora de ouro Newmont despencou 5,9% com a queda dos preços do metal precioso.

As ações de empresas chinesas listadas nos EUA também subiram. A Alibaba ganhou 5,76%, a JD.com subiu 6,5% e a Baidu avançou 5,1% e a PDD Holdings teve alta de 6,1%.

A Gryphon Digital Mining saltou 173% após acordo com a American Bitcoin, apoiada por Eric Trump.

*Com informações da Dow Jones Newswires