27/02/2025 - 18:12
As bolsas de Nova York fecharam em queda nesta quinta-feira, 27, diante das confirmações de aplicação de tarifas pelo governo de Donald Trump e da angústia sobre os custos de desenvolvimento de produtos e infraestrutura relacionados à inteligência artificial. A Nvidia derreteu diante das margens mais compactadas mesmo após resultados e projeções acima das expectativas.
O índice Dow Jones caiu 0,45%, a 43.239,19 pontos e o S&P 500 teve baixa de 1,59%, a 5.861,69 pontos. Já o índice Nasdaq derreteu 2,78%, aos 18.544,42 pontos, após uma leve alta na véspera. O índice de volatilidade VIX, conhecido como o “termômetro do medo de Wall Street”, saltou 10% na sessão.
Trump disse que pretende impor tarifas recíprocas para a União Europeia, enquanto confirmou que aplicará tarifa adicional de 10% sobre bens importados da China.
A Nvidia recuou 8,5% após o balanço da empresa de chips de inteligência artificial mostrar margens de lucro menores, o que ofuscou o lucro, a receita e as projeções acima das expectativas. Entre as empresas de semicondutores, a Microstrategy e a Broadcom caíam 7,31% e 5%, respectivamente.
O nervosismo em relação ao boom da inteligência artificial também atingia a Constellation Energy (-7,6%) e a Vistra (-12,3%), mesmo após essa última apresentar lucro forte no quarto trimestre.
A Salesforce cedeu 4,04%. A fabricante de software de gerenciamento de relacionamento com o cliente relatou lucro ajustado no quarto trimestre de US$ 2,78 por ação, superando as expectativas dos analistas, mas fez projeções frustrantes para o ano fiscal de 2026.
A Snowflake saltou 7,7% depois que a empresa de armazenamento de dados baseada em nuvem anunciou lucro e receita acima das estimativas de Wall Street.
A Tesla fechou em baixa de 3,04% e estendeu a queda para a sexta sessão seguida.
Do lado macroeconômico, a revisão do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA do fim do ano passado apenas confirmou a estimativa preliminar.