21/05/2021 - 18:26
Por Krystal Hu e Medha Singh
(Reuters) – Wall Street encerrou de forma mista nesta sexta-feira, ao fim de uma semana de negociações voláteis, com o índice Dow Jones o único em alta na sessão, já que a inflação tem preocupado ações de crescimento.
O Dow Jones foi impulsionado por papéis de pesos pesados do setor industrial, como Boeing e Caterpillar Inc.. As ações da fabricante de aviões saltaram 3,1%, depois de fontes da indústria dizerem que a empresa traçou planos preliminares para aumentar a produção do 737 MAX para até 42 jatos por mês no outono (do Hemisfério Norte) de 2022.
Papéis de companhias financeiras como Goldman Sachs e JPMorgan também sustentaram o Dow Jones.
O S&P 500 registrou queda pela segunda semana consecutiva. Os segmentos de tecnologia da informação e consumo discricionário lideraram as baixas, enquanto finanças e energia –ambos ligados à economia– registraram os maiores ganhos.
Analistas esperam que a rotação entre setores continue a ocorrer diante da distribuição de vacinas e da reabertura da economia.
Fortes dados econômicos pressionaram as ações de crescimento, com maior probabilidade de serem afetadas por um potencial aumento de juros. Dados da IHS Markit mostraram que a atividade industrial dos Estados Unidos ganhou velocidade no início de maio em meio à forte demanda doméstica, mas os pedidos pendentes estão se acumulando conforme fabricantes lutam para encontrar matérias-primas e mão de obra.
Apesar da fraqueza desta sexta-feira, o Nasdaq rompeu uma sequência de quatro semanas de perdas, com investidores continuando a alternar compras e vendas de ações de empresas de megacapitalização ligadas a tecnologia, que recentemente sofreram o maior golpe dentre os setores por receios inflacionários.
O índice Dow Jones subiu 0,36%, a 34.208 pontos, enquanto o S&P 500 perdeu 0,078382%, a 4.156 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 0,48%, a 13.471 pontos.
((Tradução Redação Brasília, 55 61 33296012)) REUTERS GP IV JCG