Alvo de um movimento organizado por diversas frentes políticas e econômicas que esperam uma campanha eleitoral democrática e sem percalços, o presidente Jair Bolsonaro foi ao Twitter nesta quinta-feira (28) para ironizar a “Carta em Defesa do Estado Democrático de Direito” e publicou seu próprio manifesto.

“Por meio desta, manifesto que sou a favor da democracia. Assinado: Jair Messias Bolsonaro, presidente da República Federativa do Brasil”, escreveu o presidente com sua “carta de manifesto em favor da democracia”.

+ ‘Democracia está em risco e carta é mudança de rumo’, afirma Celso Campilongo
+ Assinaturas em carta pró-democracia passam de 300 mil
+ Site em defesa da democracia sofreu mais de 1.500 ataques de hackers

A carta original, elaborada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) já contabiliza mais de 300 mil assinaturas de empresários, artistas, juristas, banqueiros, lideranças orgânicas e pessoas da sociedade civil.

Um pouco antes da publicação, Bolsonaro já havia usado a tradicional live semanal para criticar o posicionamento da Carta. Segundo o presidente, em três anos e meio ele nunca contrariou a democracia brasileira. Mais: garante que atuou na “transparência, pela legalidade”, respeitando a Constituição.