07/06/2022 - 16:44
O ator norte-americano Mark Ruffalo usou o Twitter nessa terça-feira (7) para afirmar que a Amazônia está sob ataque é que é preciso escolher entre o bioma e o presidente Jair Bolsonaro, usando a hashtag #AmazonorBolsonaro (#AmazôniaouBolsonaro, na tradução para português).
Extrema-direita alemã cresce e está mais propensa à violência, diz agência governamental
Mark Ruffalo volta a pedir no Twitter que jovens brasileiros tirem o título de eleitor
Ator Mark Ruffalo pede que lhe cobrem mais impostos
Além de dizer que o bioma está sob ataque, ele disse que “todos sabemos de onde as bombas estão vindo”, em uma clara referência à postura de Bolsonaro de buscar favorecer atividades econômicas na região em vez de focar em uma postura mais preservacionista. O post foi realizado na segunda-feira (6), um dia, portanto, após o Dia Internacional do Meio Ambiente, ao qual o ator também fez referência.
No post, ele incluiu um vídeo produzido por diversas ONGs voltadas para a preservação do meio-ambiente que mostram mísseis saindo das duas cúpulas do Congresso (uma representa a Câmara dos Deputados e a outra o Senado). É possível ler “mineração em terra indígenas” em inglês nos mísseis.
Em seguida, mais mísseis são lançados, dessa vez do Palácio do Planalto e com a inscrição “mais pesticidas”. Aviões também lançam mísseis em terra indígenas logo depois.
O vídeo mostra diversas imagens em rápida alternância sobre mudanças climáticas, desastres como deslizamentos de terra e outras relacionadas a problemas ambientais. Por fim, termina com os dizeres “O Brasil está sob ataque. Nossos inimigos são os governantes” e conclama as pessoas a se juntarem na luta pela conservação Amazônia
As entidades envolvidas na produção do vídeo são: Articulação dos Povos Indígenas. Conaq, Observatório do Clima, ClimaInfo, EngajaMundo, Coalizão Negra por Direitos. UNEAfro, Amazon Watch, US Network for Democracy in Brazil, Sinal de Fumaça, Greve Pelo Clima FFF – Brasil, Fase e @342 Amazônia.