09/03/2011 - 21:00
Em apenas três semanas o governo venceu seu primeiro desafio no Congresso Nacional exercendo sua ampla maioria na Câmara e no Senado. Aprovou o valor de R$ 545 para o salário mínimo. A vitória impõe reajustes até 2015. Pela primeira vez, o aumento desconsidera ganhos acima da inflação. O salário será atualizado pelo PIB de dois anos anteriores e a inflação do último ano. Já a correção nos próximos anos será via decreto presidencial. Houve, lógico, protestos da oposição. Mas, neste caso, Dilma Rousseff agiu sensatamente. Passou ao largo da demagogia.
1 – Novidade
Shopping de luxo
José Isaac Peres, presidente do grupo Multiplan (Morumbi Shopping/Barra Shopping), prepara o lançamento do primeiro shopping de alto luxo do Rio de Janeiro. Situado na Barra da Tijuca, será um mall ao estilo Bal Harbour, de Miami. Nas âncoras, Louis Vuitton, Cartier, Armani e Gucci.
2 – Tevê
Desmanche
Está a todo vapor um verdadeiro desmanche na TV Cultura, da Fundação Padre Anchieta. A emissora vai transformar-se em uma grande retransmissora de programas comprados de produtoras independentes. A tevê paulista, que há muito tempo deixou de ser referência em cultura, agora, está a caminho da agonia. Uma pena.
3 – Executivos
Dança das cadeiras
José Talarico, o eficiente executivo que atuou por anos na Pepsico do Brasil, uma das maiores empresas do mundo no ramo de alimentos e bebidas, situada no Rio de Janeiro, transferiu-se de mala e cuia para Belo Horizonte. Talarico mudou-se para a capital mineira com a missão de assumir uma diretoria da poderosa Usiminas.
4 – Barato
Quem quer bacalhau?
O bolinho de bacalhau tem tudo para se tornar a “menina dos olhos” de Alberto Saraiva, dono do Habib’s, depois das suas tradicionais esfihas. Vendido por apenas R$ 0,95 cada bolinho, o Habib’s comercializou três milhões de unidades em poucos dias. Deve chegar a 15 milhões de bolinhos só neste mês de março.
5 – Novo destino
Do Caribe
De olho no crescente número de brasileiros que viajam para o Caribe, impulsionados pela economia aquecida e o dólar baixo, a Copa Airlines terá voos de São Paulo para Nassau, capital das Bahamas. O novo destino vai operar com aviões Boeing 737, seis vezes por semana.Além de São Paulo, haverá voos diretos de Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
6 – Baixo custo
Online off
As compras coletivas vêm ganhando mais adesões. Um dos quatro maiores players do mercado, a Groupalia, deve faturar US$ 100 milhões em 2011, alçando a filial do Brasil a líder mundial no grupo, com mais de dois milhões de usuários por aqui. Brasileiros adoram mesmo uma promoçãozinha.
7 – Big business
IPO
Luiza Trajano, presidente do Magazine Luíza, não anda dormindo direito. A expectativa do IPO da rede mudou a rotina da dinâmica Luiza. Mas a recompensa é a previsão dos bancos. Será um dos maiores lançamentos de ações na bolsa e na história do varejo no Brasil.
8 – Benefícios
Plural
O grupo brasileiro Pão de Açúcar investe em diversidade. A partir de agora, os seus mais de 145 mil funcionários podem incluir parceiros do mesmo sexo no plano de saúde da empresa. A iniciativa reforça a conscientização das empresas sobre a igualdade.
9 – Luxo
Personal shoppers
O Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, firmou parceria com a MCF, de Carlos Ferreirinha, para mimar a clientela. Irá disponibilizar personal shoppers, que treinados atenderão com exclusividade clientes com cartão de crédito quase sem limite. É o suprassumo do luxo.
10 – Hambúrguer
Avanço
As operações do Burger King no interior de São Paulo estão superando as expectativas. Para se ter uma ideia, a nova loja de Ribeirão Preto, a maior do Brasil, em terreno de 2,5 mil m², teve movimento 22% maior do que o previsto. A loja iniciou operações há menos de um mês. A fome de hambúrguer no Brasil é impressionante.
11 – Destino
Bristol Buenaventura, Panamá
Localizado em um dos maiores centros de negócios internacionais na América Latina, o Hotel Bristol Buenaventura, na Cidade do Panamá, é um show de conforto. Em meio à vegetação tropical típica e o mar de águas azuis, o resort tem fácil acesso ao centro comercial da capital e às lojas das grifes mais luxuosas do mundo. São 109 quartos sofisticados, com cinco suítes presidenciais, todas com vista para o mar, e um campo de golfe oficial com 18 buracos. O hotel é membro da The Leading Hotels of the World. Diárias a partir de US$ 380. www.thebristol.com/buenaventura
12 – Educação
No lugar certo
A Prefeitura do Rio de Janeiro tomou uma atitude radical. Está prendendo o cidadão que faz xixi na rua ou em praças públicas. O prefeito Eduardo Paes não quer ver sua cidade transformada em um pinico neste Carnaval. Está de parabéns pela iniciativa.
13 – Objeto de desejo
Exclusividade não tem preço
O anel Fancy Intense Yellow Diamond, peça única, da Casa Leão Joalheria, de São Paulo, é o sonho da alma feminina. A raridade é confeccionada com dois diamantes nas laterais e mais um de três quilates, que descansa em uma armação de ouro branco. Além de ser uma peça única, a joalheria disponibiliza um certificado de autenticidade da pedra, garantindo ainda mais exclusividade. O preço da majestosa joia: R$ 350 mil.
14 – Entrevista
Claudio Rosa, presidente da Kasinski
A Kasinski, marca de motocicletas do grupo chinês Zongshen, cresce a impressionantes índices e pretende transformar o Brasil em plataforma exportadora de seus produtos. Confira a entrevista com o presidente da Kasinski/CR Zongshen do Brasil, Claudio Rosa.
Qual a sua avaliação do mercado de motocicletas no Brasil?
Em 2010, o mercado de motocicletas cresceu entre 12% e 14% e a expectativa para 2011 é de atingir um índice próximo ao do ano passado. No entanto, a proporção de motocicleta por habitantes ainda é pequena. Há uma moto para cada 14 habitantes, o que aponta um grande espaço para o crescimento do setor no Brasil.
Quais os resultados da Kasinski no Brasil, em 2010, e a previsão para este ano?
A Kasinski cresceu 328% e pretende repetir o resultado neste ano – um crescimento bem acima do de mercado. Faturamos R$ 200 milhões em 2010 e queremos dobrar o resultado em 2011. Estamos felizes com os números, mas queremos atingir 5% de participação de mercado até 2014. Hoje, 95% do mercado brasileiro está nas mãos dos japoneses.
Quais são os planos e novos investimentos do grupo no Brasil?
O grupo vê o Brasil como plataforma exportadora para as Américas. Para acompanhar nosso crescimento no mercado nacional, o grupo já destinou ao Brasil US$ 80 milhões. Recentemente foi inaugurada uma planta industrial na Zona Franca de Manaus, aumentando em cinco vezes a capacidade produtiva. Além disso, iniciamos a construção do novo complexo industrial, também em Manaus, com investimentos de US$ 30 milhões, apenas nas obras civis.
Aprovado
Empregados – O Brasil gerou 152.091 empregos formais em janeiro de 2011. Foi admitido 1,65 milhão de trabalhadores, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). É o segundo melhor resultado desde 1992.
Reprovado
Vergonha – A três anos da Copa do Mundo, o Brasil está longe de garantir novos estádios para o tão esperado megaevento. A Fifa constatou que todos os estádios selecionados para a Copa estão com seus cronogramas atrasados.
“A sorte favorece a mente bem preparada” Louis Pasteur
Com Cris Ferreira e Daniela Filomeno