02/03/2022 - 20:03
Os ataques da Rússia contra a Ucrânia aumentam a cada dia à medida que crescem também as preocupações com possíveis ataques nucleares. Nos últimos dias, grupos de direitos humanos e o embaixador da Ucrânia nos Estados Unidos acusaram a Rússia de usar uma arma termobárica nos combates na Ucrânia.
+ Rússia diz que 498 soldados morreram e 1.597 ficaram feridos na Ucrânia
A arma termobárica é um tipo de explosivo que utiliza oxigênio do ar circundante para gerar uma intensa explosão de alta temperatura e, na prática, a onda de explosão produzida por ela é bem mais longa do que a produzida por um explosivo condensado convencional. A bomba de ar e combustível é uma das mais conhecidas armas termobáricas.
As especulações sobre o uso do míssil termobárico aumentaram após a circulação de vídeos na internet, mostrando explosões imensas na Ucrânia, em formato de cogumelos, que se assemelham à detonação de armas nucleares.
Ainda que o uso ainda não tenha sido confirmado, a Rússia é um dos poucos países que possuem esse tipo de poder em seu arsenal. As informações são do portal Uol.
O míssil termobárico é uma bomba não nuclear com uma explosão equivalente a mais de 44 toneladas de TNT dentro de um raio de 300 km. Mas a sua destruição pode ser muito maior. Por isso o equipamento é um dos tipos de arma de guerra mais brutais que existe. Ele não é usado para ataques de precisão, mas para fazer uma varredura em uma determinada área.