O Museu da Casa Brasileira criou um concurso destinado a premiar o design brasileiro. Em 2004, 462 produtos concorreram a 19 prêmios. Eles representam o que existe de melhor em objetos industrializados. Naturalmente, há peças que servem apenas para sonhar ? outras já têm o apoio de grandes empresas e logo estarão nas prateleiras. ?A participação de indústrias reputadas indica o nascimento de uma cultura de design no País?, diz Adélia Borges, diretora do museu. Acompanhe, a seguir, algumas das estrelas da premiação. Elas ainda não têm preço, por aguardarem o ingresso na linha de montagem. Uma exposição com 78 das peças concorrentes estará em cartaz de 1o de dezembro a 16 de janeiro, no próprio museu, em São Paulo.

 

Linha Luna
(Iluminação)
Autor
Fernando Prado
São Paulo

Produção
Lumini Equipamentos
de Iluminação, São Paulo

O que a faz diferente são os dois anteparos, um com acabamento em branco e outro, em preto. Assim, com uma simples rotação da lâmpada obtém-se intensidades diferentes de luz, sem necessidade de dimmers eletrônicos.

 

Pufe Uooou
(Novas Idéias/Conceitos)
Autora
Renata Martins Moura
Joinville

O charme: flexível e desarticulado, ele ganha novas formas a depender do jeito que se senta nele. Lúdico e colorido, tem a aparência de um pneu de fórmula 1.

 

Automóvel Urbano 828/2
(Novas idéias / Conceitos)
Autores
Equipe da Óbvio Design
Rio de Janeiro

Produção
Obvio! Automóveis S.P.E.

Esse carro-conceito é o menor do Brasil, com capacidade para até três passageiros. Segundo seus criadores, tem ?imensa e inacreditável ergonomia interna?. Seu primeiro projeto foi feito por Anísio Campos em 1982. Para o júri, ?é o desdobramento de vários anos de trabalho, resultando numa ousada contribuição brasileira?.

 

Prendedor de roupas multiuso
(Utensílios)
Autores
Marcela Albuquerque e Taciana Silva
Rio de Janeiro

Produção
Coza Utilidades Plásticas

Possibilita um duplo uso: prender a roupa no varal por pressão e servir de gancho para pendurar peças dificilmente acomodadas pelos modelos tradicionais. A ausência da mola metálica impede, é claro, o incômodo da oxidação. Os jurados apontaram ainda ?a economia de meios e de operações de produção?.

 

Linha Bandeirola
(Mobiliário)
Autor
Ivan Rezende
Rio de Janeiro

Produção
Morada/Novo Ambiente

Esse conjunto de mesa com bancos, feito em peroba do campo, remete à simplicidade das bandeirinhas de São João. A peça foi premiada pela capacidade de síntese, o rigor formal e a versatilidade. Como num quebra- cabeça, permite diversas alternativas de composição.