25/09/2025 - 10:53
O crescimento extraordinário do número de trabalhadores por aplicativos digitais nos últimos anos gerou um impacto positivo em dados de ocupação do mercado de trabalho medidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), afirmou o Banco Central nesta quinta-feira.
+Prévia da inflação acelera para 0,48% em setembro e atinge 5,32% em 12 meses
A análise da autoridade monetária foi feita em um momento no qual o país bate recordes positivos no mercado de trabalho, com o desemprego atingindo 5,6% no trimestre encerrado em julho, menor patamar da série histórica iniciada em 2012.
Em seu Relatório de Política Monetária, o Banco Central estimou que o trabalho em plataformas digitais de transporte de passageiros e de entrega de mercadorias teve um impacto positivo de até 0,8 ponto percentual no nível de ocupação no país, em medição feita com dados até o segundo trimestre deste ano.
Para a autoridade monetária, “o advento do trabalho por meio de plataformas digitais representa uma mudança estrutural no mercado de trabalho, que contribuiu para o maior ingresso de pessoas na força de trabalho e na ocupação, com efeitos positivos sobre os principais indicadores”.
O relatório do BC aponta que o avanço foi impulsionado pelo surgimento de novas tecnologias e pelo baixo custo de entrada nesse tipo de atividade.
Segundo dados da PNAD Contínua, entre 2015 e o segundo trimestre de 2025, enquanto a população ocupada no país cresceu cerca de 10%, o número de trabalhadores por aplicativos, composto por trabalhadores em plataformas digitais de transporte de passageiros e de entrega em domicílio aumentou 170%, passando de cerca de 770 mil para 2,1 milhões.
“Apesar do crescimento expressivo, a participação desses trabalhadores ainda é relativamente pequena: passou de 0,8% para 2,1% da população ocupada (PO) entre 2015 e 2025 e de 0,5% para 1,2% da população em idade de trabalhar (PIT) nos mesmos períodos. Observa-se que, entre 2015 e 2017, o crescimento foi mais acentuado nos serviços de transporte de passageiros. De 2017 a 2021, o dinamismo foi maior nos serviços de entrega em domicílio”, diz o relatório do BC.
A visão é de que o advento do trabalho por meio de plataformas digitais representa uma ‘mudança estrutural no mercado de trabalho’, o que contribuiu para o maior ingresso de pessoas na força de trabalho e na ocupação.