20/02/2025 - 14:05
Por Howard Schneider
WASHINGTON (Reuters) – O presidente do Federal Reserve de Atlanta, Raphael Bostic, disse nesta quinta-feira que o banco central dos Estados Unidos ainda deve ser capaz de reduzir a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual este ano, embora ainda haja muita incerteza sobre o impacto das políticas comerciais e de imigração do presidente norte-americano, Donald Trump.
Dois cortes de 0,25 ponto percentual é “minha expectativa base”, disse Bostic a repórteres em uma ligação telefônica, mas “a incerteza em torno disso é bastante significativa… Há muitas coisas que podem acontecer e que podem influenciar isso em ambas as direções”.
Bostic não é membro votante este ano do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), responsável pela fixação dos juros.
Em um ensaio divulgado nesta quinta-feira, Bostic disse não achar que os EUA estejam enfrentando um novo salto de inflação, embora tenha acrescentado que há “apreensão generalizada” entre empresas sobre como novos impostos de importação, regras de imigração e mudanças nas regulamentações podem afetar perspectivas.
“Considerados como um todo, os dados recentes sobre a inflação forneceram evidências tanto para o otimismo quanto para o pessimismo”, escreveu Bostic no ensaio, que delineou a posição do Fed ao decidir se reduzirá ainda mais os juros.
De modo geral, as empresas não reagiram aos planos do governo Trump, mas a situação criou uma incerteza “generalizada” sobre o curso da economia este ano, disse Bostic.
Ele afirmou que sua linha de base, no entanto, continua sendo a de que a inflação “continuará em uma trajetória instável em direção à meta de 2% do Comitê Federal de Mercado Aberto”.
Isso pode eventualmente levar a mais cortes, mas, por enquanto, Bostic disse que a política monetária está “em um bom lugar e a economia está forte… Por várias razões, não é hora de complacência”.