A aplicação de toxina botulínica é um procedimento usado para a redução de rugas e linhas de expressão. Ao aplicar a substância na testa, a contração dos músculos é impedida, com isso, ocorre o relaxamento muscular e as rugas são atenuadas.

Um estudo de pesquisadores da Universidade da Califórnia e da farmacêutica AbbVie, fabricante da substância, indica que as pessoas que fazem o procedimento têm dificuldade de identificar e compreender os sentimentos de outras pessoas.

Vacina da covid-19: OMS muda orientação sobre dose de reforço; o que dizem os médicos?

O estudo foi publicado na revista NewScientist e diz que o procedimento pode modificar a atividade cerebral ligada ao reconhecimento de emoções. Os pesquisadores fizeram exames cerebrais em dez mulheres antes e depois delas receberem injeções de toxina botulínica.

As participantes deveriam reconhecer sentimentos em fotos de rostos apresentadas durante a avaliação cerebral. Foi observada alteração na atividade de algumas áreas cerebrais relacionadas ao processamento visual e de reconhecimento de emoções após a aplicação da substância.