14/03/2024 - 17:30
Focada no segmento de luxo, a agência de marketing Boutique M, comandada por Manuela Garcia, vive um momento de forte crescimento. Com uma média de 90 clientes fixos nas áreas de moda, beleza, medicina, hotelaria, arquitetura e gastronomia, a empresa duplicou seu faturamento em 2023, totalizando em 6,2 milhões de reais no ano. O portfólio da agência impressiona, tendo clientes e parceiros como Paula Torres, Jo Malone London, Les Deux Magots, Ristorantino, LK Design Hotel, Elisabete Gaspar, Silvia Furmanovich, Camila Klein, Talento Joias, Hunter Douglas Brasil, Glória Coelho, Martha Medeiros, entre outros.
A sócia-fundadora é formada em design gráfico pela FAAP, Fashion Business pela ESDi Barcelona, além de ter feito mestrado em marketing digital. A profissional passou por empresas de credibilidade no segmento de luxo, o que lhe rendeu grandes experiências no setor “Assim que entrei na faculdade, comecei a trabalhar aos 17 anos. Tenho 32, então é bastante tempo de experiência. Atuei com grandes designers como Cris Barros, Silvia Furmanovich, e Martha Medeiros”, conta.
Com um atendimento multidisciplinar, os clientes da agência têm projetos que são executados de ponta-a-ponta. “Fazemos um trabalho de marketing 360º, e isso também é nosso grande diferencial, pois fazemos um ciclo completo, desde a geração de conteúdo (como fotos e vídeos), branding, social media, tráfego pago, RP, produção executiva de eventos, assessoria de imprensa e mapeamento de influenciadores. Temos também um pilar que chamamos de comercial, que são as estratégias de marketing voltadas para o consumo”, enumera Manuela.
A Boutique M também é muito forte em networking entre empresas, o que resulta em muitas parcerias e collabs, prática cada vez mais comum em suas estratégias. Outro ponto de grande destaque é a diversidade da clientela da agência, o que gera um ecossistema de players que enriquece todo o trabalho. “Atendemos clientes de diversos setores. Fazemos muito network entre eles, e isso é algo que todos gostam muito. Se vamos fazer um evento para uma marca de roupas, por exemplo, e essa marca não produz sapatos, eu aciono algum cliente que produz, se for do interesse da marca. Então, ajudamos essas pessoas a se conhecerem e, assim, as marcas criam suas bases de relacionamentos”, detalha.
A sócia também destaca a atuação na execução de mapeamento de influenciadores: “As pessoas acham que, pelo influenciador ser famoso, ele tem um engajamento altíssimo. Mas, às vezes, não é o público do seu produto ou serviço. Então, fazemos todo esse estudo para ter um resultado melhor”.
Por conta de toda a expertise que a Boutique M adquiriu fazendo o mapeamento de influenciadores, a agência também se prepara para atender esse público. “Vamos agenciar as influenciadoras, só que não na parte comercial, para não haver conflitos de interesses com as marcas que já atendemos. O que vamos fazer é dar o direcionamento para que elas entreguem um bom trabalho. Orientá-las a guiar sua criatividade, roteirizar, fazer um conteúdo mais focado e eficiente”, explica.
Sobre o mercado em que atua, a especialista explica ainda que, muitas vezes, os clientes gastam um bom dinheiro investindo em várias ações de marketing para gerar visibilidade de nome, mas não necessariamente pensam de forma estratégica ou se a ação vai ter um resultado financeiro positivo no fim de todo o processo. “Tudo que criamos na agência é pensando em um resultado comercial. Querendo ou não, os setores das empresas são como uma cadeia alimentar e o marketing é quem vai gerar visibilidade, pensar em ações e ativações para que o vendedor ou e-commerce tenham uma melhor performance.”
Hoje a maioria das agências estão sempre sobrecarregadas, o que muitas vezes causa prejuízo no desenvolvimento do processo de marketing. No caminho oposto, o atendimento da Boutique M se destaca pela proximidade com os clientes e a disponibilidade de toda equipe. “O feedback que recebo está muito relacionado à nossa dedicação, como, por exemplo, respostas rápidas e atenção ao cliente. Por mais que eu seja dona da agência, estou presente no operacional e no dia-a-dia. Como tenho abertura com todos os clientes, acredito que eles se sintam muito confortáveis com isso”, diz, Manuela.
Mudanças e movimento
A Boutique M nasceu em 2019 pelas mãos de Manuela e Eduardo Seemann, seu antigo sócio. Desde 2024, a agência tem sido comandada apenas por Manuela e vive um momento de transformação e crescimento. “O Eduardo é um super profissional e parceiro. Ao começar a tocar a agência sozinha, eu quis me rodear de pessoas tão incríveis quanto ele”, afirma. “Antes mesmo de sua saída, estávamos em um movimento de aumentar de tamanho e isso continuou. Nosso time quadruplicou em 2023. Com a saída dele, acrescentei profissionais com alta qualificação em marketing e organizei a empresa, setorizando melhor”, explica.
Esse movimento também mudou a forma de Manuela enxergar a própria gestão, e aprimorou o relacionamento com sua equipe. “Faço coaching há uns bons anos. Eu era muito centralizadora, mas, quando o negócio cresce, não é possível absorver todas as demandas. Então, foi fundamental encontrar profissionais capacitados e envolvidos, confio muito no trabalho deles”, ressalta. A gestão de pessoas é um dos aspectos mais essenciais na opinião de Manuela, que valoriza a força feminina e sabe a importância de agregar a equipe. “Apesar de não fazer distinção na hora de contratar, esse movimento aconteceu naturalmente. Hoje, 97% do nosso time são mulheres”, conta.
Pensando no futuro, Manuela explica que pretende manter o bom momento que a empresa vive, e focar ainda mais em aumentar a receita. “Pretendo aumentar em 1,8 milhão o faturamento anual comparado com o ano anterior”, diz. A empresária também ressalta que o relacionamento com sua equipe só tende a melhorar. “Prezo muito pelo conforto de todos que trabalham comigo, para que eles se sintam bem. Passamos muito tempo com nossos colegas de trabalho, então o ambiente tem que ser agradável, quero que eles tenham orgulho de fazer parte do meu time”. Para Manuela, o crescimento da empresa é o crescimento de todos envolvidos. “Se eu ganho, todo mundo também ganha”, comenta.
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