A Bovespa abriu em alta a sessão desta segunda-feira, 1, em linha com o avanço de seus pares na Europa e em Nova York. Às 10h32, o Ibovespa exibia ganho de 0,33%, aos 52.935,11 pontos, puxado principalmente pelas ações de Petrobras e Vale, embora os bancos também ajudem o índice à vista a se recuperar do tombo de 2,25% da última sexta-feira. No caso da mineradora, os papéis aparecem entre as maiores altas do índice à vista nesta manhã, com ganhos de 1,19% (PNA) e de 1,20% (ON), beneficiadas pela divulgação de dados econômicos da China, segundo operadores. O índice de atividade de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) oficial do setor industrial da China ficou em 50,2 em maio, ante 50,1 em abril, de acordo com dados da Federação de Logística e Compras da China (CFLP, na sigla em inglês), que publica indicadores para a agência nacional de estatísticas.

Em Wall Street, onde as bolsas iniciaram seus negócios nesta segunda-feira, o Dow Jones avançava 0,25%, o S&P 500 tinha ganho de 0,16% e o Nasdaq subia 0,23%. Por lá, os ganhos são impulsionados em meio à perspectiva de que sinais de fraqueza econômica podem adiar a elevação dos juros básicos pelo Federal Reserve.

Na última hora, dois dados deram força a essa aposta: os gastos dos consumidores norte-americanos ficaram estáveis em abril, na comparação com março, e o índice de preços dos gastos com consumo pessoal (PCE) – que é a medida preferida do Federal Reserve sobre a inflação nos EUA -, que subiu apenas 0,1% em abril ante mesmo mês do ano passado, o que representa o menor avanço desde outubro de 2009.