VOCÊ JÁ SE ARREPENDEU de não ter comprado ou vendido a ação de uma empresa após o apagar das luzes do pregão? Pois saiba que a Bovespa tem um período reservado para os atrasadinhos. Após o horário regular do mercado, que funciona até as 17 horas, quem quiser aproveitar os mesmos preços negociados durante o dia pode recorrer ao after market.

Durante uma hora e quinze minutos, qualquer investidor pode utilizar o home broker ou a mesa de operações das corretoras para emitir ordens de compra e venda de papéis. De outubro do ano passado a março, houve um crescimento de 31% no total mensal negociado. Mas tome cuidado. Não deixe para fazer todas as suas operações à noite. É que a margem de flutuação das cotações é limitada no after market a 2%, para cima ou para baixo. Além disso, a quantidade de negócios não pode ultrapassar R$ 100 mil por investidor. Nessa conta, entra o valor investido durante o pregão diurno.

Essas limitações evitam que ocorra a transferência de liquidez do mercado para o período noturno. Não é essa a intenção. Tanto que o preço de fechamento no after market não altera a cotação de uma ação nem modifica o cálculo do Ibovespa. A negociação noturna tem duas finalidades. Ajudar o investidor sem tempo de acompanhar o mercado ao longo do dia a procurar bons negócios sem precisar esperar a abertura do pregão no dia seguinte. ?O after market possibilita olhar o mercado no final do dia e enxergar as oportunidades?, diz Hélio Pio, diretor da Ágora Corretora.

Outra vantagem do after market é auxiliar as corretoras nas operações intradia (day trade). ?As corretoras zeram suas posições quando terminam o dia?, diz Roberto Lee, diretor da Win Home Broker. Os investidores que recorrem à Bolsa noturna encontram as mesmas condições de negociação daqueles que fazem suas operações durante o horário normal. As corretoras não dão desconto em suas taxas para quem opta por comprar ou vender à noite. Entretanto, elas deixam a infra-estrutura à disposição.

Com a fusão entre a Bovespa e a BM&F e a tendência de concentração das bolsas mundiais, é provável que dentro de mais alguns anos seja possível negociar a qualquer hora do dia e da noite. Mas esses são planos futuros. ?Um bom negócio não tem hora para acontecer?, afirma André Demarco, diretor adjunto de renda variável da Bovespa.