07/02/2023 - 7:42
O grupo britânico BP anunciou um resultado anual de 2022 nesta terça-feira (7) impulsionado pelos altos preços do petróleo e do gás, enquanto desacelera o ritmo de sua transição energética para o desgosto dos ambientalistas.
Os lucros não excepcionais da BP, o indicador mais seguido pelos mercados, mais que dobraram em relação ao ano anterior, para um recorde histórico de US$ 27,7 bilhões, ajudados pelos altos preços do petróleo e do gás devido à guerra na Ucrânia.
A anglo-holandesa Shell também anunciou na semana passada o maior lucro de sua história em 2022, 42,3 bilhões de dólares, em linha com os resultados espetaculares de suas rivais americanas ExxonMobil e Chevron. Esses lucros alimentam apelos por impostos mais altos às empresas de petróleo em meio a uma crise devido ao aumento vertiginoso do custo de vida.
Mas o conflito na Ucrânia também foi um empecilho para a BP, que viu os lucros líquidos em queda devido aos encargos de mais de US$ 24 bilhões após a saída do grupo da petrolífera russa Rosneft, da qual possuía 19,75%
A BP também anunciou nesta terça-feira que planeja aumentar seus lucros até 2030 investindo mais em renováveis, mas também em hidrocarbonetos, o que diminuirá o ritmo de sua transição energética.
O Greenpeace, que reconheceu há um ano que a BP tinha o “plano mais ambicioso dos gigantes do petróleo” para sua transição, lamentou nesta terça-feira que os compromissos “parecem ter sido gravemente prejudicados pela pressão de investidores e governos para ganhar ainda mais dinheiro sujo com petróleo e gás”.
