Heptacampeão da NFL, a liga de futebol americano, o quarterback Tom Brady anunciou o fim de sua aposentadoria neste domingo (14), aos 44 anos. No entanto, o marido de Gisele Bündchen não foi o único atleta a revogar a aposentadoria para voltar ao esporte profissional.

Na verdade, atletas que desistem da aposentadoria são muito frequentes e, aparentemente, uma característica comum aos maiores e mais vitoriosos da história.

+ Bola do “último touchdown” de Tom Brady perde valor após anúncio de retorno
+ Tom Brady desiste de aposentadoria e disputará próxima temporada da NFL pelo Tampa Bay

Confira os grandes atletas que voltaram da aposentadoria:

– Michael Jordan
Considerado o maior jogador da história do basquete, Michael Jordan aposentou-se do basquete aos 30 anos, tricampeão da NBA, para tentar a sorte no beisebol em 1994. Sem sucesso, voltou ao esporte que o consagrou um ano depois para conquistar seu segundo tricampeonato pelo Chicago Bulls. Em 1999, aposentou-se novamente, mas voltaria ao basquete pela segunda vez – jogou no Washington Wizards em 2001 até encerrar definitivamente a carreira.

– Michael Schumacher
Heptacampeão da Fórmula 1, o piloto alemão aposentou-se em 2006, mas voltou à categoria em 2010, aos 41 anos, para mais três temporadas.

– Michael Phelps
Maior medalhista da história dos Jogos Olímpicos, Michael Phelps aposentou-se depois dos Jogos de Londres 2012, mas decidiu voltar à natação para disputar as Olimpíadas do Rio 2016, quando subiu ao pódio mais seis vezes. Phelps alcançou a marca surpreendente com 28 pódios e 23 medalhas de ouro.

– Formiga
Ícone da seleção brasileira de futebol, a volante Formiga aposentou-se do futebol depois dos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Porém, retornou em 2017 para mais um ciclo olímpico. A atleta pendurou as chuteiras em 2021, com 43 anos e duas medalhas de prata olímpicas: Atenas 2004 e Pequim 2008.

– Robert Scheidt
Maior medalhista olímpico brasileiro, Scheidt aposentou-se após os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. No ano seguinte, porém, retornou ao iatismo, mas não conseguiu uma vaga às Olimpíadas na classe 49er. Em 2019, porém, conseguiu a vaga olímpico aos Jogos de Tóquio na classe Laser, sua especialidade.

– Pelé
O maior atleta do século XX despediu-se dos gramados em 1974. Um ano depois, foi para os Estados Unidos defender o New York Cosmos. O “rei do futebol” aposentou-se em 1977, em amistoso entre seu time americano contra o Santos.

– Sócrates
Sócrates voltou a jogar no Brasil em 1985, onde repetiu a dupla com Zico, consagrada na Copa de 1982, no Flamengo. Atritos com o técnico Sebastião Lazaroni fez o doutor anunciar sua aposentadoria em 1987. Meses depois, em 1988, aceitou jogar pelo Santos. Ele pendurou as chuteiras em 1989, depois de jogar pelo Botafogo-SP, time que o revelou, assim como a seu irmão, Raí.