Segundo um estudo da Coursera, plataforma de aprendizagem online, o Brasil registrou, em 2023, mais de 160 mil matrículas de alunos em cursos que abordam o tema Inteligência Artificial (IA).

+‘Enem dos Concursos’ tem número recorde de inscritos

A empresa também revela que as pesquisas globais sobre o assunto na internet cresceram quatro vezes no ano passado em relação a 2022. E para atender à demanda, universidades e indústria lançaram mais de 35 cursos ou projetos voltados ao tema mais atual em IA, a inteligência artificial generativa.

Para chegar a conclusão, a Cousera utilizou sua base de dados com mais de 5 milhões de alunos registrados no Brasil.

Cursos de inteligência artificial generativa que mais atraíram os brasileiros em 2023:

De forma geral, os cinco cursos mais populares no Brasil, no ano passado, foram:

Houve ainda uma considerável adesão aos cursos que são parte dos Certificados Profissionais do Nível de Entrada , que não requerem conhecimento prévio ou nível superior e ensinam  habilidades necessárias para iniciantes —  50% dos cursos mais procurados no Brasil, como o do Google Fundamentos: Dados, Dados, Em Todo Lugar, e Fundamentos do Gerenciamento de Projeto fazem parte desses programas.

De acordo com a Coursera, os dados indicam que, em 2024, os alunos brasileiros estarão particularmente motivados a adquirir competências “obrigatórias” relevantes para o mundo digital e orientado por dados de hoje.

“Seu foco estará no desenvolvimento profissional, especificamente em áreas como tecnologia, ciência de dados e gerenciamento de projetos. Além disso, há uma ênfase notável no crescimento pessoal e no bem-estar. Essa tendência se alinha com o padrão global em que se percebe que alunos estão diversificando suas competências a fim de se manterem competitivos ​​num mercado de trabalho em evolução”, enfatiza a empresa.

“A inteligência artificial generativa já está transformando a educação e as carreiras. Estudantes de todo o mundo estão se preparando para o futuro. Acredito que 2023 é o ano que vamos  considerar como um ponto de virada”, diz a diretora de conteúdo da Coursera, Marni Baker.

“Olhando para o futuro, estamos entusiasmados em usar a IA para fornecer aprendizado personalizado, envolvente e inclusivo. Ter foco em aprendizado ao longo da vida, sobretudo em novas tecnologias e nas competências humanas, será a chave para a empregabilidade num mundo impulsionado pela inteligência artificial”, acrescenta.