O governo brasileiro anunciou nesta segunda-feira (7) que o país entrou oficialmente no programa Global Entry, que facilitará a entrada de brasileiros nos Estados Unidos.

Em 2020 o Brasil havia anunciado que havia começado a aderir às primeiras regras para entrar no programa, que hoje conta com 11 países. Os cidadãos brasileiros que quiserem fazer parte do programa precisam fazer um pré-cadastro (veja aqui).

+Auxílio Emergencial: pagamento irregular soma R$ 808,9 milhões, diz CGU

“O ingresso do país no programa Global Entry se enquadra em esforço por promover maior integração entre as economias do Brasil e dos Estados Unidos. A facilitação de viagens em ambos os sentidos é considerada medida eficaz de fomento não apenas do turismo, mas também dos negócios e dos investimentos”, disse o governo em nota. 

O Ministro da Casa Civil Ciro Nogueira publicou um vídeo nas redes sociais comemorando a entrada oficial do Brasil no programa. 

As principais vantagens da entrada no Global Entry é a possibilidade de liberação mais rápida no controle dos passaportes, na chegada aos EUA.   

As negociações foram coordenadas pelo Ministério da Casa Civil e contou com o auxílio do Ministério das Relações Internacionais, Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério da Economia, Receita Federal e Polícia Federal.