07/12/2018 - 14:54
Em evento com público selecionado, entre os quais altos dirigentes do setor privado, realizou-se neste mês no MIS-Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, o primeiro Fórum Brasil-Diverso, todos pela inclusão, que contou também com palestrantes dos Estados Unidos, relatando suas experiências sobre diversidade e inclusão racial e de gênero.
Em sua primeira edição a nível nacional, o Fórum Brasil Diverso – plataforma que une empresas na discussão sobre inclusão dos negros e mulheres e outros grupos historicamente excluídos no mercado de trabalho – se consolidou como um dos maiores encontros sobre o assunto.
Após diversas ações durante o ano de 2018, como o lançamento da plataforma digital, o Brasil Diverso foi marcado pelo debate qualificado de CEOs e especialistas que puderam expor experiências sobre diversidade no âmbito corporativo.
A iniciativa se tornou um marco no combate à discriminação, uma vez que o foco das ações do Brasil Diverso são os cargos estratégicos de empresas, aqueles que podem realmente fazer a diferença nas tomadas de decisões e mudar de forma significativa o status quo do desenvolvimento econômico combatendo a discriminação e desenvolvendo uma sociedade mais justa.
Theo Van der Loo, ex-CEO da Bayer e membro do Fórum Brasil Diverso, mediou a primeira mesa e falou sobre suas impressões deste primeiro Fórum: “Cada vez avançamos um pouco mais, realmente seria bom ter mais CEOs também, pessoas com altos cargos dentro das empresas; acho que este é o desafio que nós temos quanto ao conteúdo, os palestrantes, foi tudo perfeito, gostei bastante”, afirmou.
Annie Jean-Baptiste, Líder Global de Inclusão da Google, veio dos Estados Unidos exclusivamente para o Fórum Brasil Diverso e destacou a oportunidade incrível de poder ter diferentes perspectivas reunidas em um só lugar.
Outra iniciativa inovadora do encontro foi premiar peças publicitárias que tragam comunicação que sirvam de inspiração para igualdade de oportunidades e inclusão. Este ano, três iniciativas em categorias diferentes foram premiadas: Melhor Campanha Digital (Os pretos estão se amando) com vencedores afro criadores; Melhor Ação de Comunicação (Chess For She); Melhor filme de TV/Cinema, o grande vencedor foi a propaganda “Penteado”, da Vivo, realizada pela agência de publicidade África.