Os Estados Unidos e o Brasil assinaram nesta segunda-feira, em Washington, um acordo de cooperação militar, o segundo do governo de Barack Obama com um país latino-americano, depois do que foi firmado com a Colômbia, motivo de grande polêmica na região.

A assinatura foi feita no Pentágono pelo secretário de Defesa americano, Robert Gates, e o ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim.

“Este acordo é um reconhecimento formal dos muitos interesses em matéria de segurança e valores que compartilham as duas democracias com maior população da América”, disse Gates à imprensa, após a solenidade.

Fontes do Pentágono haviam assinalado que o acordo destinava-se a formalizar vínculos já existentes, enquanto que o assinado pelos Estados Unidos com a Colômbia prevê a presença de tropas americanas em bases colombianas, uma cláusula criticada por vários países da região.

du/pz/sd