Brasília, 23 – O Brasil e a Indonésia firmaram acordo de cooperação em medidas sanitárias e fitossanitárias e em questões de certificação. O memorando de entendimento foi assinado pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e pelo chefe da Autoridade de Quarentena da Indonésia (IQA), Sahat Manaor Panggabean, na manhã desta quinta-feira, 23, em Jacarta, durante visita da comitiva presidencial brasileira.

Em nota, o Ministério da Agricultura afirmou que o memorando tem por objetivo criar e consolidar a cooperação entre o Brasil e a Indonésia, especialmente no que se refere ao comércio de produtos agropecuários entre os dois países.

O documento inclui, ainda, a troca de informações sobre políticas sanitárias e fitossanitárias, a cooperação em processos de certificação eletrônica e inspeção pré-fronteira, investigações conjuntas em casos de fraude ou questões sanitárias, ações em análise de risco, rastreabilidade, vigilância e resposta a emergências.

O acordo prevê colaboração no reconhecimento de equivalência de medidas sanitárias, capacitação técnica, intercâmbio de experiências e realização de atividades de facilitação do comércio.

“Grandes oportunidades se abrem para o agro brasileiro. O Brasil já tem uma boa relação comercial com a Indonésia e busca avançar ainda mais, incluindo o encerramento do contencioso sobre a exportação de carnes de frango brasileiras para o país. A abertura desse mercado, além da ampliação das exportações de café e algodão, reforça o papel do agronegócio como pilar da relação entre Brasil e Indonésia”, afirmou Fávaro.

O ministro se reuniu, ainda, com o ministro Coordenador de Assuntos Alimentares da Indonésia, Zulkifli Hasan, e com o ministro do Comércio, Budi Santoso. As autoridades apresentaram o programa nacional de merenda escolar, para a ampliação do acesso a alimentos de qualidade para crianças em idade escolar. O Brasil quer exportar frango ao mercado indonésio com destinação a esse programa.