Pesquisa realizada pelo Google apontou que o Brasil só está atrás de Japão e Estados Unidos quando o assunto é busca por artigos de moda e beleza. Os dados foram apresentados durante o evento Think Beauty & Fashion, realizado no escritório do Google em São Paulo (SP).

O Google apresentou dados inéditos de uma pesquisa on-line com 1 mil consumidores sobre hábitos de consumo de moda e outra encomendada pela empresa à Offerwise com 2 mil brasileiros apontando as principais tendências do segmento de beleza.

Os estudos mostram que a maioria dos brasileiros pretende manter ou aumentar as compras desses produtos ao longo dos próximos 12 meses: essa é a intenção de 68% dos entrevistados no caso de moda e 83% no caso de produtos de beleza.

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Consumidor está mais consciente 

As duas pesquisas apontam que o perfil de consumidor está cada vez mais consciente, com preferência por produtos que ofereçam bem-estar e marcas com propósito alinhado com seus valores pessoais.

Quase sete em cada dez brasileiros (67%) afirmam que utilizam produtos de beleza para se sentir bem, independente da opinião dos outros. Ao considerar a compra de um produto, 17% dos consumidores de beleza e 7% de moda afirmaram levar em conta o fato da marca ter um propósito alinhado com os seus.

“Os consumidores estão cada vez mais buscando produtos que os façam não apenas parecer bem, mas também se sentir bem. Eles desejam que as marcas tenham uma história além de seus produtos e que mostrem credibilidade, ou seja, que não apresentem um discurso apenas da boca para fora”, afirma Farouk Azanki, head de negócios para o segmento de Beleza do Google Brasil, em comunicado.


Cuidar dos Cabelos é a maior preocupação

A pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise mostra que os cabelos são a maior preocupação dos brasileiros quando se trata de cuidados com a beleza. O ítem é o principal ponto de identificação dos consumidores com o tema ‘beleza’, segundo a pesquisa, sendo citado por 44% dos entrevistados. O assunto ficou à frente de perfume (27%), pele (20%) e maquiagem (9%).

Os produtos para cuidados capilares também são os que entram com mais frequência nas cestas de compra no segmento de beleza. Quase oito em cada dez brasileiros (78%) disseram que adquirem pelo menos um item para os cabelos todos os meses; à frente de produtos para cuidados com a pele do corpo (65%), rosto (62%), maquiagem (50%) e perfume (47%).

Consumidores buscam informação no Google e no Youtube

De acordo com a pesquisa encomendada à Offerwise, 67% dos brasileiros buscam na internet informações sobre produtos de beleza. A busca do Google é o principal ponto de contato, com 91%, seguido do YouTube, com 73%. De acordo com dados internos do Google, a maior parte dessas pesquisas estão relacionadas à busca de ‘inspirações’ para produtos da categoria.

“Para o universo da beleza, o YouTube ajuda a criar identificação e comunidades. Atrai consumidores de todos os perfis, muitas vezes saindo do óbvio, como mulheres que buscam cuidar e conhecer produtos e tecnologias para cuidar dos cabelos”, destaca Carolina Soares, líder de insights para o segmento de Moda e Beleza do Google Brasil.