Mas há espaço para mais. “Após a Copa do Mundo e a Olimpíada, o Brasil deve figurar entre os cinco maiores mercados para a companhia.” A previsão é de Nick Brien, CEO do grupo. Ele esteve no País para visitar clientes e a operação brasileira. Em entrevista à DINHEIRO, Brien disse também que o desafio da publicidade brasileira é se dedicar às novas mídias como fez com a televisão. A internet respondeu por 4,6% dos R$ 35,9 bilhões investidos em publicidade no Brasil em 2010 – foi o maior crescimento entre as mídias, de 27,9%, segundo o Projeto Inter-Meios, do grupo Meio & Mensagem. 

 

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Marketing esportivo


Desbancando los hermanos 

 

Sinal de que, finalmente, chegou a hora e a vez do rúgbi no Brasil. A seleção brasileira ganhou dois patrocinadores: Bradesco e Topper. E tem mais: em partida do Sul-Americano, valendo vaga para os Jogos Panamericanos de Guadalajara, no México, neste ano, o Brasil bateu a Argentina por 7 a 0. 

 

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Promoção


Deu no The Huffington Post

 

A ideia da Loducca para Red Bull, inspirada no Google Street View, ganhou repercussão mundial. Internautas estão enviando fotos de arte de rua de suas cidades. O objetivo é formar a maior coleção de arte do mundo. Nada menos que cinco mil fotos de grafites e outras manifestações artísticas já foram recebidas pelo site. Tem foto da China, da Noruega, da Holanda e de São Paulo, é claro. Se o negócio da Red Bull é fazer barulho sempre e vender energéticos nas horas vagas, estão no caminho certo. A ação foi destaque do The Huffington Post, um dos blogs mais acessados do mundo. 

 

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Grupos


Caro para sir Martin Sorrell

 

Em conferência com analistas na divulgação do balanço financeiro do grupo WPP, o maior do mundo em publicidade e serviços de marketing, sir Martin Sorrell, CEO do grupo, criticou os preços elevados no Brasil. O cavaleiro da rainha diz que continua com disposição e dinheiro para aquisições ao redor do mundo mas acha que o que andam pedindo por aí está acima do bom-senso. A propósito, o lucro do WPP subiu 34% – para US$ 952 milhões. Disso, sir Martin não reclamou. 

 

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Campanha


Moreno deu  um tempo

 

A Bombril está de volta à mídia, mas deu um tempo para Carlinhos Moreno, eterno garoto-propaganda da empresa. São R$ 40 milhões investidos para mostrar todos os produtos (mais de 400 itens) e marcas (28 no total). Quem estrela a campanha , assinada pela DPZ, são as humoristas Marisa Orth, Mônica Iozzi e Dani Calabresa.  

 

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Bate-papo

 

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Francisco Guarisa, diretor de comunicação e imagem da TAP

 

A companhia aérea TAP aposta na propaganda regional no Brasil. Francisco Guarisa, diretor de imagem da empresa explica a estratégia. 

 

Por que a TAP não faz propaganda no Brasil? 

Fazemos ações locais. Não investimos em mídia de massa, em função da nossa restrição orçamentária e pela necessidade de atingirmos o nosso target sem dispersão.

 

Que ações vocês usam e quais são os resultados? 

Promoções junto ao setor turístico, que é o nosso principal canal de vendas. O rádio e a web também têm sido bons canais. O resultado é uma alta de 24% no volume de passageiros transportados de 2010 em relação a 2009.

 

Preço menor e o idioma  também facilitam? 

Preço não faz parte do nosso  marketing. Trabalhamos a valorização da marca. Uma aérea que faz parte da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, com pratos exclusivos a bordo, que possui chefs renomados do Brasil e de Portugal na assinatura de seus cardápios e de suas cartas de vinhos não pode ser balizada por preço. Nosso foco está na comodidade do brasileiro poder sair de nove pontos diferentes do Brasil direto para a Europa.

 

Com Sérgio Spagnuolo