O empresário Wesley Batista, do grupo J&F, controlador da JBS, exaltou nesta segunda-feira, 15, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela abertura de mercados externos para produtos brasileiros, especialmente do agronegócio, e disse que o Brasil “tem a felicidade” de ter Lula como presidente.

+J&F, império dos irmãos Batista, soma mais de 50 marcas; veja lista

+Joesley Batista foi à Venezuela para pedir renúncia de Maduro, diz agência

Em evento de inauguração da nova sede da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em Brasília, Wesley Batista afirmou que o trabalho de Lula tem sido um diferencial para o agronegócio brasileiro.

“Quero dizer, presidente Lula, que o trabalho que o senhor tem feito nesses três anos tem sido um diferencial enorme para o agronegócio e para a indústria brasileira como um todo”, disse o empresário.

“Nosso setor especificamente de proteína animal nunca exportou tanto quanto está exportando agora, para todos os mercados”, afirmou. “Falo aqui em nome do setor de proteína animal, e acho que posso dizer em nome da indústria brasileira, o Brasil tem a felicidade de ter o senhor (Lula) liderando o país.”

Brasil deve bater recorde de exportação

Durante o mesmo evento, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse que as exportações brasileiras devem alcançar um recorde no fechamento de 2025, com embarques estimados em US$345 bilhões no ano.

Alckmin ressaltou que a ampliação no valor das vendas ao exterior é registrada mesmo diante de um cenário com menor crescimento econômico no mundo e preço médio dos produtos mais baixo.

No evento, ele acrescentou que um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que as exportações brasileiras podem crescer 17% após a implantação da reforma tributária sobre o consumo.