O Brasil joga nesta segunda-feira (28) sua segunda partida na Copa do Mundo do Catar, contra a Suíça, num dos estádios mais diferentes do evento.

Com o nome Ras Abu Aboud Stadium, o local hoje é chamado por todos como Estádio 974, já que em sua construção foram utilizados 974 contêineres, daqueles utilizados para o transporte de carga em navios. O número é não um acaso: 974 é o código telefônico internacional do Catar.

+ Brasil x Suíça: como assistir o jogo no trabalho, online, ao vivo e de graça

Como o país não tem muita tradição no futebol, os organizadores da competição queriam evitar que os oito estádios da Copa ficassem sem utilização ao seu término. Assim surgiu o projeto do Estádio 974, construído para receber sete jogos da Copa do Mundo e que será desmontado assim que a competição terminar. Isso fez também com que seu custo final não seja conhecido, já que existe ainda uma fase a ser realizada – a da desmontagem do estádio, com capacidade para 40 mil torcedores.

Estádio sustentável

A ideia dos organizadores é que partes do Estádio 974, como assentos e coberturas sejam reutilizados em parques e outros locais da cidade de Doha, onde ele foi construído. Até a sua localização foi estudada, uma vez que foi erguido a beira-mar para utilizar a brisa da região na ventilação, o que tornou o seu sistema de ar-condicionado bem menos complexo que o dos demais estádios.

Visual colorido

O Estádio 974 chama a atenção pelas cores, mas não se trata de uma preocupação apenas com a estética, já que a cor de cada contêiner indica sua utilização. Os azuis são para as lanchonetes, amarelo para banheiros, verdes para os postos de assistência médica e os cinzas para as áreas vips e camarotes, por exemplo.

Reutilizável?

Outra possibilidade que o Estádio 974 traz é a de ele ser reconstruído em outro local. E isso já está sendo discutido para a Copa de 2030, mais precisamente no Uruguai, caso a candidatura do país juntamente com Argentina, Paraguai e Chile receba a competição.

Assista a um vídeo com a construção do Estádio 974: