A Consultoria Natixis Investments publicou recentemente uma pesquisa onde analisa a qualidade de vida dos aposentados em 44 países. O Brasil figura na penúltima colocação, atrás de países latino-americanos como México, Chile e Colômbia. 

Cada um dos 44 países recebeu uma pontuação entre 0% e 100% na qualidade de vida dos aposentados. A pontuação de 100% seria o país ideal para se aposentar, com um ótimo sistema de saúde, excelente qualidade de vida e um ambiente bem preservado com baixos níveis de poluição, um sistema financeiro sólido que oferece boas taxas de retorno e um nível muito alto de riqueza material

+Lula vai a 47% e abre 14 pontos de Bolsonaro, diz Datafolha

Um dos pontos a ser levado em consideração é a desigualdade de renda, renda per capita e desemprego e o Brasil teve o pior resultado nesse quesito, com 4%, de acordo com os parâmetros. 

A consultoria também alerta que os altos índices globais de inflação, além do aumento de preço dos combustíveis, moradia e da alimentação estão corroendo o poder de compra dos aposentados em boa parte do mundo. De acordo com o levantamento, o melhor país para se aposentar é a Noruega, seguido por Suíça e Islândia.

Confira o ranking na íntegra