06/09/2019 - 19:50
O governo brasileiro anunciou nesta sexta-feira que pediu explicações ao gigante da internet Google sobre um suposto uso de dados de geolocalização de menores usuários do Youtube, e convidou a empresa a esclarecer a situação em 10 dias para evitar sanções.
A notificação foi entregue ao Google – que tem escritórios em São Paulo – na quinta-feira, através da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), informou o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O Brasil investiga o Google por suposta coleta de dados de crianças e adolescentes usuários do Youtube sem o conhecimento dos pais, usando estes dados para autorizar publicidade dirigida, indicou o ministério em seu site.
Os dados dizem respeito à localização, ao aparelho usado e ao número de telefone, acrescenta a informação.
O Google tem dez dias para dar explicações, e em função das informações fornecidas, a Senacom estudará as medidas que serão tomadas.
O escritório da companhia americana no Brasil não quis comentar a situação, ao ser consultado pela AFP.
Temos “conhecimento que a empresa teria feito um acordo com a Federal Trade Commission, pendente de homologação pelo Departamento de Justiça americano”, indicou a pasta.
Esta semana, o Youtube aceitou pagar uma multa de 170 milhões de dólares nos Estados Unidos e se comprometeu a proteger melhor os dados dos menores.