O portal italiano 50 Top Pizza divulgou o seu ranking das cem melhores pizzarias do mundo. Dentre elas, o destaque fica para três estabelecimentos brasileiros que entraram na lista.

Todas as pizzarias brasileiras ficam em São Paulo, são elas: A Pizza Da Mooca, que ocupa a 77ª posição;  a Leggera Pizza Napoletana, que a 83ª colocação; e o QT Pizza Bar, que ficou na 99ª posição.

+ A pizza de algoritmos da Domino’s

Embora não estejam perto do topo, a presença de três pizzarias nacionais em um ranking global que é dominado pela Itália e Estados Unidos é um sinal de que a gastronomia em São Paulo, pelo menos quando o assunto é pizza, continua sendo relevante mundialmente.

Tanto que, além do Brasil, o único outro país da América Latina com uma pizzaria figurando no ranking é a Argentina. O desemprenho da Ti Amo, que fica na capital Buenos Aires, surpreendeu e ficou bem acima das pizzarias brasileiras, ocupando a 50ª colocação.

Liderança

Outra surpresa foi o fato de que o primeiro lugar ficou dividido entre duas pizzarias. De forma não muito surpreendente, uma delas é uma uma legítima pizzaria italiana chamada Masanielli. Ela fica em Caserta, no sul da Itália perto de Nápoles e é comandada pelo pizzaiolo Francesco Martucci.

Para a 50 Top Pizza, a pizzaria tem um nível de precisão e inovação e um time de experts em sua cozinha que tornam o estabelecimento um protagonista e líder incontestável do setor de pizzarias.

No entanto, também a pizzaria Una Pizza Napoletana, que fica em Nova York, nos EUA, acabou dividindo a primeira colocação com a Masanielli.

De acordo com os críticos do ranking, o dono da pizzaria americana, Anthony Mangieri, é um “verdadeiro pioneiro da pizza do estilo napolitano em Nova York e mudou o panorama” da cidade quando o assunto é pizza.