A Conmebol divulgou na noite desta quarta-feira, 08, o palco da decisão da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana 2023.

Em um tweet, Alejandro Domínguez, presidente da Confederação de futebol afirmou que o Rio de Janeiro receberá a final da Libertadores. Montevidéu será o destino dos finalistas da Sul-Americana.

+ Fortaleza goleia para avançar na fase prévia da Libertadores

A final da Libertadores está previamente marcada para 11 de novembro de 2023. Já a da Sul-Americana será no dia 28 de novembro.

A CBF apresentou candidatura brasileiras às sedes das finais das duas competições. Em relação à Libertadores, motivaram a entidade fatores como as últimas três finais terem sido disputadas entre times brasileiros: Flamengo x Athletico em 2022, Palmeiras x Flamengo em 2021, Santos x Palmeiras em 2020.

Nas duas mais recentes, (em Guayaquil-2022 e Montevidéu-2020) houve dificuldade de deslocamento para torcedores brasileiros. A anterior, que foi no Maracanã (edição de 2020, disputada em janeiro de 2021), teve que ser sem público por causa da Covid.

No caso da Copa Sul-Americana, o Brasil era considerado um destino natural da final deste ano, já que a decisão do ano passado estava marcada para Brasília e acabou sendo transferida para Córdoba, na Argentina, por causa da proximidade com as eleições gerais no Brasil.