01/12/2022 - 21:49
O jogo do Brasil contra Camarões pela Copa do Mundo do Catar nesta sexta-feira, 2, às 16h, vai alterar horários de funcionamento de bancos, INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e de outros serviços.
Vale destacar que os dias de jogos da seleção não são feriados. Portanto, os empregadores não têm obrigação legal de liberar seus colaboradores.
+ Messi supera Maradona como o argentino com mais participações na história da Copa do Mundo
Ainda assim, as empresas podem estipular um calendário que possibilite a compensação de horas dos funcionários para assistir aos jogos do Brasil na Copa.
Comércio
Segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), de forma geral, os comércios se mobilizam para atender ao público nos dias de jogos, e as escalas de trabalho ficam a critério dos negócios. Não há intervenção da Associação neste sentido.
Bancos
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) também anunciou um horário novo de expediente para os dias de jogo da seleção.
Nos dias em que os jogos começam às 16h, o funcionamento será das 9h às 14h, no horário de Brasília
Poupatempo
O Poupatempo também terá funcionamento alterado em dia de jogos do Brasil. No caso dos jogos às 16h, como nesta sexta-feira, o horário será das 9h às 14h.
Repartições públicas
As repartições públicas terão horários diferentes nos dias de jogos no Rio de Janeiro. Dessa forma, em dias em que as partidas ocorrem às 16h, o horário de funcionamento será das 8h às 12h.
Em São Paulo, o TRT-2 (Tribunal Regional do Trabalho da Segunda Região) alterou os horários de funcionamento de todos os órgãos do tribunal. Com isso, em dias em que as partidas ocorrem às 16h, o horário de funcionamento será das 9h às 13h.
Saúde
As UBS, UBS Integradas, AMAs, hospitais, laboratórios e outros locais voltados para a área da saúde estarão funcionando normalmente nos dias de jogos.
Correios
Em dias de jogos às 16h, as agências dos Correios vão fechar às 15h, uma hora antes do início da partida.
Postos de combustíveis
A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) afirma que os postos de combustíveis são obrigados a funcionar de segunda a sábado das 6h às 20h, inclusive em feriados.