Na última terça-feira, 22, uma jovem desenvolvedora brasileira viralizou nas redes ao divulgar que havia vencido uma competição de programação do Google com um projeto feito por conta própria em apenas 2 dias.

O Edu.AI, criado por Giovanna, foi o campeão regional da ADK Hackathon, uma ‘maratona’ de desenvolvimento que reuniu mais de 10 mil projetos do mundo inteiro.

“Quando eu vi que brasileiros também poderiam participar, pensei imediatamente em construir alguma coisa. Tentei conseguir ajuda de colegas, mas como não consegui, decidi fazer sozinha mesmo”, contou Giovanna Moeller, de 24 anos, em entrevista à IstoE Dinheiro.

A ferramenta utiliza agentes de inteligência artificial para ajudar estudantes a se prepararem para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) com geração de simulados, correção de redações, além da criação de estudos personalizados e acompanhamento de progresso.

 

Demonstração do Edu.AI mostra agentes que corrigem, revisam e simulam provas do Enem (Crédito:Reprodução)

“A ideia do projeto não é nova, mas precisei fazer tudo ‘do zero’ utilizando as ferramentas fornecidas pelo Google para essa competição. Demorei dois dias para aprender as funcionalidades e botar em prática”, explicou.

Por ter conquistado o primeiro lugar, a jovem paulista ganhou US$ 8.000, mais de R$ 44 mil de acordo com a cotação atual, além de um encontro com membros do Google.

“Aprendi uma tecnologia nova e desenvolvi todo o projeto sozinha em 48 horas, então quando vi meu nome ali, selecionada entre mais de 10 mil pessoas, foi muito gratificante”, conta a jovem.

Carreira curta, conquistas gigantes

Nascida em Bauru, interior de São Paulo, Giovanna cursa sistemas de informação na Unesp e se mudou para a capital paulista para trabalhar em uma startup de inteligência artificial como desenvolvedora de software.

Com pouco mais de 5 anos de carreira, a jovem já coleciona conquistas almejadas por qualquer profissional de tecnologia.

Em 2024, também com um projeto focado em educação, ela venceu um desafio da Apple e foi uma das 50 pessoas selecionadas para visitar o Vale do Silício com tudo pago pela empresa americana.

Giovana viajou a convite da Apple para acompanhar a WWDC 24 em Cupertino, California.
Giovana viajou a convite da Apple para acompanhar a WWDC 24 em Cupertino, California. (Crédito:Arquivo Pessoal)

Ela e mais 49 pessoas fizeram parte de um grupo de ‘vencedores distintos’ em uma competição da marca.

“Sou apaixonada pela área da educação e a ideia de democratização do ensino. Mudar o futuro das pessoas através da tecnologia: esse é o meu grande propósito”, finalizou.