22/09/2021 - 21:41
A Inteligência Artificial (IA) pode ser uma grande aliada na detecção do diagnóstico da Covid-19. Pesquisadores do Grupo CyberLabs desenvolveram um estudo para detectar a Covid-19 por meio da tosse.
Com metodologia baseada em IA, os pesquisadores utilizaram amostras de fala e tosse de pessoas saudáveis e infectadas pelo coronavírus para identificar quem estava infectado pelo vírus. Como resultado, conseguiram alcançar a marca de 75,9% de identificação por meio da tosse.
+ Inteligência artificial pode desafogar sistema de saúde na pandemia
Com a criação, os pesquisadores ficaram entre os ganhadores de uma competição do principal evento de processamento de fala do mundo, o Interspeech 2021.
Para o desafio, foram disponibilizadas algumas horas de tosse e fala, conforme explica Edresson Casanova, pesquisador do Grupo CyberLabs. “Primeiramente, exploramos várias técnicas de IA para análise de áudios. Essas IAs foram previamente expostas a mais de 2 milhões de áudios diferentes de 527 categorias. Após, ajustamos as IAs para processar áudios especificamente de Covid-19, em conjunto com técnicas para aumentar a diversidade dos dados, o que nos possibilitou criar um programa que acerta 75,9% do tempo quando um áudio de tosse é de uma pessoa com Covid-19 ou não e acerta 70,3% do tempo quando um áudio de fala é de uma pessoa com Covid-19 ou não. Consequentemente, esses resultados nos permitiram ganhar a competição”
“Os últimos meses foram transformadores em vários sentidos, inclusive na área digital. Vimos empresas tendo que se adaptar rapidamente a novos modelos e a IA foi um facilitador nesse processo, pois o torna mais rápido, seguro, eficiente e eficaz”, ressalta o presidente do Grupo CyberLabs, Marco DeMello.
Ele afirma ainda que esse é mais um exemplo de como a IA pode revolucionar a vida da humanidade. “O desenvolvimento da própria vacina contra a Covid-19, que também aplicou IA, demonstra o quanto o uso da Inteligência Artificial é transformador e precisa ser democratizado”.
Segundo os pesquisadores, os próximos passos da descoberta serão avaliados com uma possível inclusão de parceiros estratégicos.